Em assembleia realizada nesta segunda-feira, 17 de outubro, professores e professoras da UFJF e do IF Sudeste MG aprovaram por unanimidade a paralisação das atividades para esta terça, 18 de outubro, Dia Nacional de Luta contra o Confisco das Verbas da Educação. Neste dia, APES, Sintufejuf, DCE e APG realizam um ato público em defesa da educação e pelo Fora Bolsonaro, com concentração às 17h, na Ágora da UFJF. Em Governador Valadares, o ato será às 17h, com concentração na Praça do Emigrante
Durante a assembleia, o presidente da Apes, professor Leonardo Andrada, explicou aos e às participantes o motivo da mudança do local do ato público, inicialmente agendado para o Parque Halfeld. Apesar das entidades terem marcado o ato com antecedência, o anúncio da vinda de Jair Bolsonaro com uma comitiva à Juiz de Fora no mesmo dia levou às entidades a avaliarem sobre as condições de manutenção do ato em defesa da educação no local previamente marcado. Assim, na manhã desta segunda-feira, as entidades organizadoras se reuniram e decidiram pela transferência da concentração do ato para a ágora da UFJF, pensando na integridade física de estudantes, professores, TAES e demais participantes, e preservação política de um ato cujo objetivo é fortalecer a campanha “Derrotar Bolsonaro nas urnas e nas ruas”.
Conad
A assembleia também aprovou os seguintes nomes para compor a delegação da APES no 14º Conad Extraordinário: delegado Leonardo Andrada; observadores/suplentes Augusto Cerqueira, Dileno Dustan, Lisleandra Machado e Lucas Mendes. Os docentes eleitos pela assembleia deverão participar do Seminário Preparatório do Conad para estarem aptos à representação. Uma nova assembleia discutirá a posição da APES sobre o tema do evento: “CSP- Conlutas: balanço sobre atuação nos últimos dez anos, sua relevância na luta de classes e a permanência ou desfiliação da Central”. O 14º Conad extraordinário acontecerá nos dias 12 e 13 de novembro, em Brasília (DF).