O ANDES-SN publicou nesta segunda-feira, 27 de fevereiro, uma nota sobre o processo de negociação salarial que o FONASEFE e o FONACATE vem realizando com o governo federal.
Como informa o sindicato nacional, em reunião com as entidades realizada no dia 7 de fevereiro, o governo apresentou a proposta de reajuste salarial limitado ao percentual de 7,8% a partir de março do ano corrente e de aumento do vale refeição em R$ 200,00. O sindicato nacional reforça que a proposta aprovada pela categoria docente no 41º Congresso do ANDES-SN, bem como a proposta construída nos dois fóruns representativos dos servidores públicos, foi de 27% de reajuste.
Com o início da negociação, as entidades do Fonasefe e FONACATE acordaram o protocolo da resposta a ser discutida com o governo federal na reunião do dia 28/02 . Leia aqui. Nesse documento, as entidades reforçaram suas reivindicações e não apontaram, ainda, um índice percentual, pois avaliou-se a necessidade de maior debate. No entanto, na tarde ainda do dia 23 de fevereiro fomos surpreendido(a)s com o protocolo do Fonacate com uma contraproposta de 13,5%.
Diante disso, em nota, “a diretoria do ANDES-SN reafirma seu compromisso em debater com o governo federal a partir do indicativo aprovado pela categoria no 41º Congresso e esforça-se para manter a unidade no âmbito do Fonasefe. Ao mesmo tempo, orienta as seções sindicais a
discutirem com suas bases as propostas colocadas nesse cenário para serem apresentadas na reunião do setor das Instituições Federais de Ensino nos dias 4 e 5 de março, a fim de subsidiar as negociações que se colocarão posteriormente à presente semana.”.
Uma nova reunião com o governo será realizada nesta terça, 28 de fevereiro, às 14h. Além da pauta salarial, as entidades reivindicam a revogação de todas as portarias, instruções normativas e decretos que feriram o direito dos servidores e servidoras e o próprio serviço público.