Em atenção aos encaminhamentos tirados na construção do 8M, da qual participam mais de 50 organizações, foi realizada na tarde desta segunda-feira, 6 de março, uma reunião na DEAM (Delegacia especializada de atendimento à mulher). Estiveram presentes as Delegadas Alessandra Azalim e Danielle Alves, o investigador Cleber Miranda e, representando a construção do 8M, as Vereadoras Laiz Perrut e Tallia Sobral, com as respectivas assessoras Camila Ferreira e Larissa Toledo; o mandato da Deputada Ana Pimentel, representado pela assessora Anna Flávia Aguilar; o Fórum 8MJF, representado por Lucimara dos Reis (também do coletivo pretxs em movimento) e Leilane Germano (também representando o DCE); o Sintufejuf, por Elaine Pereira; e a APES, por Joana Machado (também representando o LAVID-UFJF).
Após rodada de apresentações, houve importante diálogo institucional voltado ao fortalecimento da rede de proteção de mulheres vítimas de violência na cidade. Foi avaliada a estrutura atual da DEAM, sendo sinalizada a escassez de recursos humanos frente ao volume crescente de trabalho. Foi compartilhada a necessidade de uma sede acessível, segura, próxima a outros equipamentos de proteção, bem como a incorporação de novos quadros de investigadores, de escrivãs, de profissionais da psicologia, para o adequado acolhimento de mulheres e também de crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e familiar.
Ainda, foram apontadas as demandas por viatura caracterizada e por suporte psicológico e formação continuada para profissionais que atuam no setor, como condições para a ampliação e aprimoramento das atividades desenvolvidas na DEAM. A reunião representou passo importante na articulação/ampliação da rede de enfrentamento das violências de gênero na cidade.