Marcando a Jornada de Mobilização Sobre Aposentadoria, a APES enviou nesta segunda-feira, 27 de março, uma carta aos aposentados e aposentadas da entidade. No documento, reafirmamos o compromisso da APES na defesa dos direitos dos e das aposentadas e informamos sobre processos relevantes atuais e de grande interesse para a categoria, como a luta pelo reajuste salarial de servidores e servidoras, o debate sobre a gestão de aposentadores e pensões pelo governo federal e as eleições do ANDES-SN.
JORNADA DO ANDES-SN
Nos dias 28 e 29 de março, o ANDES-SN realizou em sua sede, em Brasília, a Jornada de Mobilização sobre Assuntos de Aposentadoria do ANDES-SN “Ontem, hoje e amanhã”. A atividade reuniu 70 docentes, de 26 seções sindicais.
Mesas
A primeira mesa do evento abordou o tema do encontro e tratou sobre o passado, o presente e o futuro da previdência das e dos docentes, com a participação do deputado federal Idilvan Alencar (PDT/CE), presidente da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, Leandro Madureira, da Assessoria Jurídica Nacional do ANDES-SN e da professora Sara Granemann, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com a mediação de Zuleide Queiroz, 2ª vice-presidenta do ANDES-SN. Assista aqui.
A segunda mesa trouxe como temática “Os impactos das carreiras docentes na aposentadoria”, com as exposições de Virgínia Marcia Assunção Viana, da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e Amauri Fragoso de Medeiros, 1º Tesoureiro do ANDES-SN, e mediação da 1ª vice-presidenta da Regional Planalto do Sindicato Nacional, Neila Souza, também da coordenação do GTSSA. Assista aqui.
Confira a cobertura do primeiro dia aqui.
Diálogo com parlamentares
Na manhã de quarta-feira (29), segundo dia da Jornada, as e os 70 docentes levaram a pauta de luta do ANDES-SN pela revogação da reforma da Previdência, contra o Funpresp e pela reestruturação da carreira docente ao Congresso Nacional.
Com camisetas da jornada, cartazes e cartas aos parlamentares, as e os participantes se dividiram em grupos e percorreram 150 gabinetes de deputados e deputadas federais, que compuseram a Comissão de Assuntos de Aposentadoria e Família na legislatura anterior e também daqueles e daquelas que apoiaram a luta contra a Emenda Constitucional 103/2019.
A parte da tarde foi reservada para uma roda de conversa entre os e as participantes da Jornada, para troca de experiências, relatos sobre as realidades locais e também percepções e avaliações dos debates da Jornada.