O governo federal anunciou a liberação de R$2,44 bilhões para a Educação Federal, na última quarta-feira, dia 19 de abril. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, a verba será destinada para a recomposição do orçamento das universidades e institutos, para obras e para ações destinadas a estudantes e docentes. Além disso, o ministro disse que as obras serão prioridade do MEC. A pasta ainda irá detalhar a destinação dos recursos.
O ANDES-SN acompanhou a cerimônia de anúncio da recomposição orçamentária das universidades e institutos federais representado pelas diretoras Regina Ávila, secretária-geral, e Raquel Brito de Sousa, 1ª vice-presidenta da Regional Pantanal. O posicionamento do Sindicato Nacional é de que os valores não recompõem os orçamentos das Instituições Federais de Ensino (IFE), atacados nos últimos seis anos e as prioridades de destinação dos recursos não atendem às reais necessidades de docentes, técnicos e estudantes.
“Achamos importante e essencial a recomposição orçamentária, porque o investimento na educação foi cada vez mais atacado nos últimos anos. Porém R$ 2,44 bi está muito aquém da necessidade real das nossas instituições. Nas falas, ficou explícito que essa verba será utilizada prioritariamente para a conclusão de obras inacabadas. Enquanto isso, nós temos demandas emergenciais nas instituições”, ressalta Raquel de Sousa
Com informações de ANDES-SN.