Em circular publicada nesta terça-feira, 26 de julho, o ANDES-SN informou sobre o andamento das negociações dos servidores públicos federais com o governo e divulgou o calendário de mobilizações da Campanha Salarial 2024.
Segundo as informações do sindicato nacional, no dia 11 de julho, foi encaminhada à Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho da Secretaria (SGPRT) a consolidação da pauta de reivindicações do(a)s servidore(a)s público(a)s federais, referente à campanha salarial de 2024. Neste mesmo dia, ocorreu a primeira reunião entre os Fóruns, Centrais Sindicais e o Governo Federal para apresentar a pauta e tratar do desenvolvimento das negociações. Saiba mais aqui.
No dia 25 de julho, foi realizada a segunda reunião com representantes do Governo Federal, na qual foram apresentadas as prioridades definidas pelos Fóruns sobre a legislação e normas que impuseram prejuízos à classe trabalhadora, em especial a(o)s servidore(a)s público(a)s Federais, e as entidades reivindicam que sejam revogadas.
Segundo os representantes presentes nesta reunião, o governo federal não quis avançar no “Revogaço” e manteve medidas implementadas pelo governo Bolsonaro que atacam o funcionalismo público. Além disso, a Reforma Administrativa (PEC 32) pode voltar a tramitar no Congresso Nacional. O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), anunciou que o projeto está pronto para votação do Plenário.
Entendendo que as negociações só avançam se tivermos uma categoria atenta e mobilizada, os Fóruns de servidore(a)s (FONASEFE e FONACATE) estão organizando uma Plenária Nacional sobre a campanha salarial de 2024 e a MNNP para o dia 1º de agosto, às 18h. Para participar da plenária, que será realizada pelo Zoom, é necessário preencher o formulário disponível NESTE LINK.
Seguindo o calendário de mobilização, está sendo convocado pelos Fóruns um dia nacional de lutas nos Estados e em Brasília para 04 de agosto.
Após a resposta oficial do governo, a previsão é que seja realizada uma rodada de assembleias pelas seções sindicais para manifestação da base sobre as propostas do governo.
A realização da rodada de Assembleias Gerais está prevista para o período entre 07 e 11 de agosto de 2023, com vistas a subsidiar o debate que será realizado na próxima reunião do Setor das IFES, nos dias 12 e 13 de agosto de 2023, na sede do ANDES-SN, em Brasília-DF.