Nos dias 18 e 19 de agosto, o presidente da APES, Leonardo Andrada, esteve presente na Reunião de Setor das Federais realizado na sede do ANDES-SN, em Brasília. Segundo informações divulgadas pela imprensa do Sindicato Nacional, o encontro reafirmou a pauta de mobilização da categoria docente, que passa pela campanha de revogação do Novo Ensino Médio (NEM), o fim das intervenções nas universidades, institutos federais e cefets e a campanha salarial 2024.
A luta em torno de um reajuste que possa, de fato, acenar para a recomposição dos salários há muito tempo defasados, ganhou contornos de extrema relevância frente ao descaso com que o governo tem tratado as negociações. Diante da falta de resultados concretos na Mesa Nacional de Negociação Permanente, os e as docentes indicaram a necessidade de mobilização, em unidade com demais categorias do serviço público federal.
Na avaliação do Setor das Ifes, é imprescindível, no curso da campanha salarial 2024, reforçar a luta pela democracia, o que se materializa na defesa dos servidores, das servidoras e dos serviços públicos, contra os Tetos de Gastos sociais e a PEC 32/20, propostas que podem ser aprovadas à revelia das necessidades da população. Para isso, é necessário também o fortalecimento dos fóruns estaduais em defesa dos serviços públicos.
No conjunto dos debates, os assuntos de aposentadoria receberam atenção especial. Deliberou-se pela necessidade de reforçar a luta pela paridade entre ativos e aposentados e aposentadas, bem como lutar pelo reenquadramento dessas aposentadorias. O Setor das IFes aponta, ainda, a urgência de avanços em pautas latentes para o conjunto da sociedade, como a revogação imediata do excludente e racista Novo Ensino Médio e o fim da lista tríplice para a escolha de reitores e reitoras.
Confira o calendário de mobilização aprovado:
24/08 – Prazo para o governo responder ao ofício entregue pela bancada sindical em18/08;
24/08 – Jornada Nacional contra a violência Policial;
25/08 – Rodada de assembleias nas seções sindicais;
27/08 – Reunião do Setor das Ifes;
28/08 – Rodada da Mesa Nacional de Negociação Permanente (a confirmar);
28 a 31/08 – Jornada de Lutas
– Pressão no parlamento – visita aos gabinetes na Câmara dos Deputados;
– Construir audiência com o Ministro da Educação;
– Realização de uma Plenária nacional do Fonasefe e Fonacate e centrais sindicais;
– Ações locais nas unidades e campis nas Universidades, nos Institutos e nos Cefets;
– Reforço da luta contra qualquer política do teto de gastos sociais, como a EC 95 e o Arcabouço Fiscal;
30/08 – Indicativo de paralisação nas seções sindicais e ato público em Brasília (DF).
O Setor das Ifes volta a reunir-se em Brasília, na sede do ANDES-SN, no dia 27 de agosto.
O relatório da reunião do Setor pode ser acessado AQUI.