Com o intuito de fortalecer as ações da Campanha Salarial 2024, a diretoria do ANDES-SN estabeleceu um calendário de lutas para outubro, que se realiza logo em seguida à reunião das seções sindicais do Setor das Instituições Federais de Ensino (Ifes) no dia 01 de outubro. A jornada de lutas está programada para ocorrer de 2 a 7 de outubro, com atividades nos estados e na capital federal.
Segundo o Sindicato Nacional, as seções sindicais deverão realizar rodadas de assembleias, de 19 a 29 de setembro, antecedendo o calendário de mobilização previsto para o início do próximo mês. Nos encontros deverão ser debatidas, com a categoria docente, estratégias para intensificar a mobilização para avançar na luta pelas pautas da Campanha 2024.
Para subsidiar a rodada de assembleias, a coordenação do setor das Ifes, juntamente com a diretoria do ANDES-SN elaborou uma avaliação da Campanha Salarial de 2024 e do funcionamento da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), encaminhada à categoria através da Circular 324/2023. O documento aponta que, devido às contradições e limitações do processo, é preciso fortalecer a Campanha Salarial 2024, intensificando a mobilização, explicitando para a base da categoria que, se não houver acordo de recomposição salarial neste ano de 2023, e/ou disponibilidade orçamentária no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA/2024), não haverá reajuste no próximo ano. Acesse aqui a íntegra.
Saiba mais no site do ANDES-SN.