Uma tarde de muita emoção, arte, música, aprendizado, café, sucos, salgadinhos, doces e bom humor. Esta foi a característica principal do Café com Prosa, atividade que a APES promoveu na quarta-feira, em sua sede, reunindo docentes aposentados de sua base.
A professora Marisa Timponi, aposentada da Faculdade de Letras da UFJF, comandou o sarau literário com a leitura, feita pelos presentes de “Aldravias”, que são formas sintéticas de poesia, com seis palavras, dando privilégio à metonímia (figura de linguagem ou de palavra que consiste na substituição de uma palavra ou expressão por outra, havendo entre elas algum tipo de ligação). Todos e todas aprenderam o que é esta forma literária que, segundo Marisa, está em moda no mundo e foi inventada em Mariana MG, enquanto liam em voz alta os pequenos textos, garantindo a participação de todos e todas.
Outro aprendizado foram as “Quintas”, forma literária também sucinta que têm quatro versos com duas palavras cada e uma palavra sozinha ao fim, que precisa rimar com a segunda palavra do segundo verso. Marisa é uma grande incentivadora da literatura em Juiz de Fora e no país, promovendo, por meio da Academia Juizforana de Letras, muitas atividades lúdicas e literárias, também é uma escritora reconhecida. Sua parceira nestas aventuras, a professora Leila Barbosa não pode comparecer, mas mandou um grande abraço para todos e todas.
Entre um café e outro, a literatura era festejada e, na sequência, o Flora Brasilis Duo, com professor Cacáudio no teclado e André Ravi no violino, deram um show de alto nível, executando peças instrumentais de clássicos da MPB de Egberto Gismonti, Hermeto Paschoal etc.
Houve ainda um Quiz, uma competição de perguntas e respostas com direito a prêmios para quem acertasse questões sobre a história de Juiz de Fora, da UFJF e curiosidades. Essa atividade arrancou muitas risadas dos presentes já que o professor Renê Matos, ex-reitor da UFJF, acertava todas as questões, algumas antes mesmo de terminarem de ser formuladas.
O professor Leonardo Andrada presidente da APES fez uma fala saudando os presentes em nome da diretoria, ressaltando a importância da aproximação dos aposentados com o sindicato, e agradecendo a presença de todos e o empenho na realização da atividade. Quem não foi, perdeu.