APES participa da primeira reunião do Consu sobre Minuta PIT/RIT

Próxima reunião está agendada para o dia 13 de novembro
A reunião extraordinária do Consu da UFJF para debate da Minuta PIT/RIT foi realizada na manhã desta quarta-feira, 9 de outubro. Neste primeiro momento, os conselheiros e conselheiras presentes puderam apresentar a visão geral das unidades e entidades representadas. Foram colocadas 30 manifestações iniciais, e indicado que as contribuições e destaques ponto a ponto sejam encaminhadas formalmente, por email, à administração superior da UFJF. A sistematização de todas as contribuições recebidas conduzirá o debate da próxima reunião, marcada para o dia 13 de novembro. 

APES

Durante seu tempo de fala, o representante da APES na reunião, Augusto Cerqueira, concentrou-se em apontar os principais elementos discutidos em assembleia. Primeiramente, apontou a dubiedade da função do PIT/RIT que, nos termos da Minuta, oscila entre, de um lado, se configurar como um instrumento de avaliação e, por outro, de organização do trabalho docente – sendo esta última função compreendida pela assembleia como a legítima finalidade dos planos e relatórios de trabalho docente. Em segundo lugar, Augusto destacou elementos da Minuta que explicitam um caráter punitivista. E, por fim, foi trazido pela APES o debate sobre o conceito de transparência no serviço público, com questionamento da indicação de publicização dos relatórios e planos de atividades de cada docente da instituição. Segundo Augusto, “o objetivo da APES é contribuir para que esse instrumento possa efetivamente cumprir o seu papel na instituição”. 

Augusto também destacou, na reunião, que não há contradição entre a presença da APES na comissão criada no Consu para elaborar a Minuta e a apresentação dos questionamentos ao documento pelo sindicato, tendo em vista que tal posicionamento foi construído a partir de assembleia de base. Esta condição se assemelha, inclusive, a de outros conselheiros e conselheiras, que tiveram representação na comissão mas que, neste momento, representam as manifestações coletivas de suas unidades.

DEBATES

Augusto aponta para alguns temas que surgiram neste primeiro encontro e que possivelmente estarão presentes no debate que será realizado a partir da próxima reunião.

O questionamento feito pela APES sobre a ampla divulgação do PIT/RIT, conforme indicado por artigos da Minuta, esteve presente nas falas de outros conselheiros e conselheiras, com manifestações contrárias e a favor de tal publicização.  

A questão sobre o caráter punitivista da Minuta também foi apontada por outros representantes do Consu. A comissão responsável pela elaboração da Minuta, no entanto, negou esta caracterização, da mesma maneira que recusou a qualificação do documento como forma de avaliação do trabalho docente. 

Também apareceram nas falas o debate sobre as atribuições do Conselho de Unidade e do Departamento e a questão da visibilidade do sobretrabalho. 

Foi apontada também a necessidade de uma abordagem que possa dialogar com as necessidades específicas das mulheres em relação ao desenvolvimento do trabalho docente na instituição. 

Conforme indicado na reunião, a APES irá encaminhar à administração superior da UFJF as sugestões de modificações e supressões de artigos, conforme aprovado em assembleia. Acesse aqui.