O ANDES-SN publicou, no dia 11 de agosto, uma Nota de Repúdio contra as declarações do Ministro da Educação Milton Ribeiro, feitas em entrevista ao programa “Sem Censura”, na TV Brasil. Na ocasião, o ministro afirmou, entre outras declarações, que “universidade, na verdade, ela deveria ser para poucos nesse sentido de ser útil à sociedade.”
Para o ANDES-SN, a entrevista desastrosa do ministro demonstra o total despreparo de Ribeiro para o cargo que ocupa, seu desconhecimento da universidade pública e aponta, ainda, a visão neoliberal meritocrática que impregna o governo e o MEC.
Além da postura elitista sobre quem deve ter acesso ao ensino superior público, o responsável pelo MEC afirmou também que “Respeitosamente, vejo que alguns deles optaram por visão de um mundo à esquerda, socialistas…”, em referência às reitoras e aos reitores das universidades públicas.
Conforme a diretoria do Sindicato Nacional, essa postura, além de preconceituosa, serve para tentar desqualificar essas instituições e criar uma cortina de fumaça, enquanto o governo de Jair Bolsonaro continua imponto a agenda de desmontes do grande Capital, através de reformas destrutivas, como a reintrodução do “Reuni digital”.
A diretoria do ANDES-SN repudia veementemente tais afirmações e se compromete a continuar a defender os princípios aprovados em nossos Congressos.
Por liberdade e autonomia universitária!
Por uma universidade pública laica, de qualidade e socialmente referenciada!
Por políticas públicas de ingresso e permanência estudantil!
Respeitem nossas universidades, institutos e Cefets!
Fora Ministro Milton Ribeiro!