A APES convoca professoras e professores a se somaram ao ato organizado pelo 8M-JF no próximo dia 8 de março. Confira a convocação:
NO DIA 8 DE MARÇO, NÓS PARAMOS E MARCHAMOS!
♀✊🏾 Pela vida das mulheres, em defesa da democracia, dos direitos e contra a fome: esse é o mote escolhido coletivamente para a mobilização do dia 8 de março em Juiz de Fora, na próxima quarta-feira.
Os motivos para nós, mulheres, ocuparmos as ruas, declarar greve e gritar por nossos direitos são incontáveis.
♀ Paramos pelas nossas vidas: no primeiro semestre de 2022, foi registrado o recorde de feminicídios no Brasil. Além disso, MG é o estado que mais mata mulheres. Não passamos um dia sem sentir a dor de companheiras que tiveram vidas interrompidas de forma bruta e mesquinha.
♀ Paramos, também, pela importância de recuperar os significados do termo democracia, que nos foi sequestrado pelo desgoverno dos últimos anos.
♀ Paramos para reafirmar a busca pela liberdade em bater o pé por direitos: há quem ache que ainda precisamos pedir licença ou desculpa pela existência dos nossos corpos, por exigir protagonismo no trabalho, por nos opormos às opressões de raça/etnia, gênero e sexualidade. Isso só para citar o mínimo do mínimo: a lista é extensa.
♀ E, claro, paramos contra a fome, que acomete 33 milhões de brasileiros. É velho que o capitalismo não nos cabe, que as lógicas de exploração e poder tira comida da mesa de gente de todos os cantos. Paramos pelo acesso à terra produtiva e alimentação saudável, sem retaliações diárias.
♀ E sem anistia! Sem perdão para fascista, que nos violou e cometeu crimes hediondos, em todos os âmbitos.
❗Outra realidade, a que buscamos, é possível. Mas somente juntas, com barulho e unindo nossas forças para atingir potência máxima. A convocação é geral: chama todo mundo pra somar!
💃 Sabemos que nem todes possuem o privilégio de aderir à grave durante o dia: se puder, faça! Se não puder, após a marcha, a gente canta e dança juntes, até 22h, no festival cultural. O line-up tá lindo, com apresentações nessa ordem:
📌 Muvuka (cortejo durante a marcha);
📌 XotaEfe;
📌 Ciça Liberdade;
📌 MC’s e poetas Joyce Mirella, Nalu Gonzaga e Shophia Bispo;
📌 Ingoma;
📌 Sandra Portella & Charmosas do Tamborim
➡ A Marcha 8M e o 8M Festival Cultural de Juiz de Fora são construídos por mais de 50 organizações e movimentos da cidade: feito de mulheres para mulheres, em busca de uma manifestação legítima e abrangente de verdade.
Vamos juntes?! ✊♀
CAMISAS
👉🏼 O 8M também está vendendo camisetas, como uma forma de enfrentamento e de propagação de uma mensagem. Compre clicando aqui.
🗓 Data: 8 de março (quarta-feira)
📍 Concentração: Parque Halfeld, às 17h
📌 Trajeto da Marcha: Parque Halfeld – Avenida Rio Branco – Rua Mister Moore – Getúlio Vargas – Calçadão da Rua Halfeld – retorno ao Parque Halfeld
🎶 Festival Cultural: Parque Halfeld, de 19h às 22h