Chegada da caravana de Juiz de Fora à Brasília. Foto: Camila Pravato/Sintufejuf
O professor Fábio Lima representou o Comando Local de Greve da APES nas atividades dos dias 21 e 22 de maio. O professor viajou à Brasília na segunda (20) com a Caravana realizada em conjunto com o Sintufejuf para participar das atividades da Jornada de Lutas e da Marcha das Trabalhadoras e dos Trabalhadores.
No dia 21, as entidades da Educação Federal, incluindo o ANDES-SN, saíram em marcha na Esplanada dos Ministérios, com destino final no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). As e os manifestantes ficaram em vigília no MGI durante a reunião entre o governo e as entidades representativas de técnicas e técnicos da Educação em greve.
Conforme a cobertura realizada pelo ANDES-SN, mais de 20 mil trabalhadoras e trabalhadores de diversas regiões do país foram às ruas de Brasília (DF), na quarta-feira (22), em defesa do emprego, de condições dignas de trabalho, além de lutar contra os ataques aos direitos da classe trabalhadora. A revogação do Novo Ensino Médio, da Reforma Trabalhista e da Previdência, da Lei da Terceirização e do Arcabouço Fiscal também foram pontos da pauta.
As e os manifestantes saíram no final da manhã da Funarte, localizada na região central da capital federal, e marcharam aproximadamente 3,5 km até chegarem em frente ao Congresso Nacional. As e os docentes das instituições federais em greve e universidades estaduais, municipais e distrital se uniram a técnicas, técnicos, estudantes e manifestantes dos mais diversos segmentos, como Correios e Frigoríficos, entre outros. Houve ainda a participação de centrais sindicais, sindicatos, movimentos sociais e partidos políticos.
Mais de 20 mil participantes realizaram a Marcha da Classe Trabalhadora em Brasília (DF). Foto-ANDES-SN