Assembleia aprova comissões para análise de Minuta PIT/RIT e de projeto de Emancipação de GV

Docentes também aprovaram a delegação do próximo Conad 

Docentes da UFJF e do IF Sudeste MG se reuniram em assembleia descentralizada nesta quarta-feira, 11 de setembro, em Juiz de Fora e em Governador Valadares. Confira as principais deliberações.

CONAD

Em relação ao 15º Conad Extraordinário, foi destacada a importância do evento, que tem por objetivo atualizar a proposta de carreira única defendida pelo ANDES-SN. O evento será realizado entre os dias 11 e 13 de outubro, na Universidade de Brasília (UNB), com o tema central: Movimento docente e carreira: uma luta histórica do ANDES-SN..

Os professores e professoras presentes aprovaram a manutenção dos critérios para escolha da delegação da APES ao evento, sendo obrigatória a presença do representante da delegação na assembleia que a institui. Nesse sentido, foi aprovada a seguinte delegação: Leonardo Andrada (delegado), Augusto Cerqueira (observador) e Lucas Mendes (observador). 

Minuta PIT/RIT

A diretoria da APES recuperou o histórico da participação da APES na comissão instituída pela UFJF para a elaboração de uma minuta sobre o Plano Individual de Trabalho (PIT) e Relatório Individual de Trabalho (RIT). Tal minuta, disponível aqui, será apreciada em um Consu extraordinário no final de outubro. Foram destacadas, pela diretoria, as dificuldades da atuação do sindicato em uma comissão institucional, e foi problematizada a manutenção dos trabalhos desta comissão durante a greve de professores e técnico-administrativos em educação, a despeito da solicitação feita pela APES de suspensão dos trabalhos da comissão durante o movimento paredista. 

Em relação ao documento que será apreciado no Consu, a diretoria informou que a assessoria jurídica do sindicato já está preparando um parecer para fomentar a posição do sindicato sobre seus aspectos legais. A assembleia apontou diversos pontos críticos em relação à Minuta especificamente e, de maneira mais geral, aos instrumentos de controle e punição de docentes que vêm sendo pensados e propostos institucionalmente. 

Para realizar um estudo aprofundado do documento e formar uma posição qualificada do sindicato, foi instituída uma comissão que irá se dedicar ao seu estudo e organizar uma reunião ampliada sobre o tema. A comissão é formada pela professora Clara Villarinho e pelos professores João Guilherme e Leonardo Pina.

Emancipação de GV

O professor Jean Ramos apresentou à assembleia um histórico sobre o processo de discussão iniciado em 2019 sobre a emancipação do campus avançado da UFJF em Governador Valadares. Ao longo deste processo, a APES participou de determinados grupos de trabalho da comissão executiva,  tendo como representantes os professores Jean e Reinaldo Duque. Os dois professores relataram à assembleia os diversos problemas desse processo, caracterizado por situações de violência institucional, e a necessidade de construir um posicionamento do sindicato sobre o documento resultante de tal processo. O Projeto Político Institucional que visa criar uma nova universidade no local será apreciado no dia 25 de setembro em uma reunião do Conselho Gestor do campus de Governador Valadares, e futuramente em uma reunião do Conselho Superior da UFJF. 

Para definir a posição do sindicato a ser defendida nessas instâncias, a APES iniciou uma série de reuniões com sua base. O grupo já conta com 15 pessoas inscritas e as reuniões são realizadas todas as terças e quintas, às 19h, por meio do Zoom. As inscrições para o grupo são feitas por meio do formulário eletrônico.  

Diante do exposto, a assembleia aprovou a autorização para que essa comissão em andamento construa uma posição do sindicato a ser defendida frente ao Conselho Gestor e ao Consu. A diretoria da APES agradeceu o trabalho dos representantes nesse processo.

Eleições da APES

A diretoria informou à assembleia que está em andamento o processo que irá eleger a nova diretoria da APES e a nova composição do Conselho de Representantes do sindicato para o biênio 2024-2026. A votação será realizada no dia 19 de setembro. A composição da chapa candidata à diretoria, e os nomes de candidatos e candidatas ao CR estão disponíveis na Página da Junta Eleitoral e Apuradora.