A Chapa 1 – Reconstruir a UFJF, que teve como candidato a Reitor o professor Marcus David e como Vice Reitora a professora Girlene Alves da Silva, alcançou 57,42% dos votos, respeitada a paridade entre Docentes, TAEs, e Discentes, e foi declarada, pela Comissão Eleitoral, como a indicada pela Comunidade Universitária.
O resultado agora será levado ao Conselho Universitário da UFJF. Confira abaixo os números e o Comunicado da Comissão Eleitoral
O resultado oficial da Consulta à Comunidade Acadêmica para provimento dos cargos de Reitor e Vice Reitor da UFJF para o quadriênio 2016/2019 é o que se segue:
Chapa 1 – Reconstruir a UFJF – 57,42%
Reitor – Marcus David
Vice – Girlene Alves da Silva
Chapa 3 – Competência e Respeito: Caminhar com Responsabilidade – 42,58%
Reitor – Dimas Augusto Carvalho de Araújo
Vice – Hélio Antônio da Silva
Este resultado determina que a Chapa 1 teve a maioria dos votos, respeitada a paridade entre Docentes, TAEs, e Discentes.
Confira o Comunicado da Comissão Eleitoral
Juiz de Fora, 05 de fevereiro de 2016
A vacância para a Reitoria da Universidade Federal de Juiz de Fora, a partir da renúncia do Reitor Júlio Maria Fonseca Chebly, publicada no DOU na data de 08 de dezembro, deu início a um processo eleitoral no qual a comunidade universitária expressou sua vontade política por meio do voto paritário. Este resultado é homologado pelo Consu e remetido ao MEC.
A consulta à Comunidade Universitária para provimento dos cargos de Reitor e Vice Reitor da UFJF é uma conquista democrática e histórica dos movimentos que objetivam preservar e fortalecer o princípio da democracia como sustentáculo central organizativo da instituição.
A Comissão eleitoral, composta por representantes dos três segmentos (TAEs, docentes e discentes, indicados por suas entidades representativas – Sintufejufe, ApesJF e Concada respectivamente, conduz o processo.
O compromisso da Comissão Eleitoral foi assegurar o desenvolvimento do processo com lisura e transparência, bem como as melhores condições para que tudo transcorresse de modo a atingir o maior número de eleitores. Agrega-se a esse compromisso a garantia da formalização do processo de acordo com o interesse da comunidade universitária e consolidação da democracia interna.
A consulta findou-se na data de 05/02 na qual a comunidade acadêmica conhecerá a opção feita pela maioria, com respeito à paridade dos votos entre TAEs, docentes e alunos. O processo respeitou o prazo de 60 dias da publicação da renúncia no DOU com vistas a possibilitar ao Conselho Universitário, órgão máximo de decisão da Universidade, o envio da listra tríplice ao MEC, no prazo estipulado legalmente.
A Comissão eleitoral cumpriu seu papel e nessa oportunidade agradece a todos aqueles que contribuíram para a concretização do processo; os funcionários das entidades representativas e os órgãos da Universidade aos quais recorremos solicitando serviços.
A comunidade acadêmica, dos campus de Juiz de Fora e de Governador Valadares, esta ainda que vivendo uma situação crítica, respondeu ao chamado de uma ação política importante que é o voto num momento de crise da Universidade e isso revela o comprometimento coletivo com a democracia interna e seu fortalecimento e renovação.
Finda essa etapa o por vir exigirá um compromisso cada vez maior com o fortalecimento da UFJF a partir da participação ativa da comunidade acadêmica no cotidiano do funcionamento da instituição.
Comissão Eleitoral.
Clique aqui para baixar o Comunicado em PDF
|