A próxima quarta-feira, 9, será uma data importante para a educação brasileira. O ANDES-SN, em conjunto com demais entidades do setor da educação, realizará um grande dia de luta pela revogação do Novo Ensino Médio (NEM). Estão previstas diversas atividades na capital federal para pressionar o Ministério da Educação e parlamentares a revogarem o NEM: às 10 horas, será realizada manifestação no MEC e, à tarde, a partir das 15 horas, uma mobilização no estacionamento do anexo 2 da Câmara dos Deputados.
A reforma do Ensino Médio foi aprovada durante a presidência de Michel Temer e implementada no governo de Jair Bolsonaro, aprofundando a desigualdade estrutural na Educação e dificultando o acesso dos estudantes das escolas públicas às universidades públicas. Portanto, é fundamental nos mobilizarmos pela revogação do Novo Ensino Médio e para a conscientização da população sobre seus impactos.
Plano Nacional de Educação (PNE)
Na quarta-feira, 02 de agosto, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados se reuniu e foi acompanhada pelo 1⁰ Vice-Presidente da Regional Rio Grande do Sul do ANDES-SN, César Beras, no sentido de apoiar a realização de discussões com a sociedade sobre o novo Plano Nacional de Educação.
O atual PNE é válido até 2024 e está em curso o debate sobre um novo plano, que pode impactar o financiamento e funcionamento de universidades, institutos federais e Cefets.
O requerimento de audiência pública para discutir estratégias e diretrizes da elaboração do PNE (2024-2034) foi realizado pelo deputado Glauber Braga (Psol-RJ) e aprovado pela Comissão de Educação. O evento deve acontecer em breve. O ANDES-SN aprofundará debates e atuará nas disputas em torno da construção do novo PNE, guiado pelos princípios de seu Caderno 2 e outras resoluções congressuais.