A diretoria da APES esteve presente nessa quarta-feira, 3 de abril, no campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG, realizando uma fala direcionada a discentes da instituição sobre a mobilização da categoria docente no momento. O presidente da APES, Leonardo Andrada, e a vice-presidente Karine Fernandes , tiveram a oportunidade de apresentar, durante o evento de posse da nova diretoria do grêmio estudantil do IF, os motivos e os caminhos da construção da greve do funcionalismo público. A Comissão de Mobilização da APES também estava presente, e materiais informativos sobre a luta docente foram distribuídos no local, marcando o Dia Nacional de Mobilização em defesa do funcionalismo federal e dos serviços públicos.
Em sua fala, Leonardo Andrada saudou os e as discentes pela organização estudantil e apresentou uma síntese de todo o processo de negociação construído pelo conjunto das categorias do funcionalismo público, frustrada, porém, pelo governo federal. “A greve é o resultado final de um processo de esgotamento das tentativas anteriores. Um novo governo assumiu em janeiro, e desde então a gente lutou para constituir uma mesa de negociação, porque nós não estamos sozinhos nessa luta. Nós somos uma das categorias de uma grande variedade de servidores públicos federais. E todos estão juntos nessa luta, porque ao fim, essa mesa de negociação chegou à proposta de zero de reajuste. Fora outros problemas. A reestruturação da carreira e um tema que atinge diretamente vocês, que foi uma promessa de campanha apresentada a vocês e a nós, profissionais que seremos atingidos, que é a revogação do novo Ensino Médio. Greve nunca é a primeira, segunda, terceira opção. Ela é a opção final quando foram esgotados todos os canais de tentativas e buscas por acordo. E não foi possível construir esse acordo. É por isso que a gente agora está tentando construir coletivamente, porque só é possível resolver questões coletivas através de atuação coletiva. A política é feita a partir da correlação de forças, através de movimentos organizados.” Nessa oportunidade, Leonardo saudou a organização estudantil, ressaltando a importância de participação e ocupação dos espaços de representação como formas de aprendizado da vida política e de soluções de questões coletivas.
Em seguida, a vice-presidente da APES, Karine Fernandes, destacou a emoção de presenciar um evento político com participação tão expressiva da comunidade estudantil e reafirmou o compromisso da APES na defesa das instituições públicas de ensino. “Nós estamos aqui para defender um direito seminal de vocês, que é o direito que vocês tem de acessar uma educação pública, de qualidade e referenciada socialmente. E a gente só pode usufruir desse direito constitucional, se nós tivermos recursos, se nós tivermos profissionais capacitados e, mais ainda, profissionais valorizados naquilo que fazem. Tanto os profissionais técnico-administrativos em educação, nossos companheiros que estão em greve desde o dia 11 de março, tanto nós, docentes, que estamos construindo o movimento grevista a partir do dia 15 de abril. Nós só conseguimos entregar a vocês esse direito à educação se nós lutarmos também por condições dignas de trabalho, por condições dignas de vida. Precisamos garantir o nosso sustento e precisamos garantir o funcionamento das instituições, que só é garantido a partir do momento que temos recursos para a assistência estudantil, recursos para pagar água, luz, o funcionamento dos restaurantes para que vocês possam passar aqui o dia todo e ter um alimentação de qualidade, para que possam ter bolsa de assistência estudantil, ter uma vida de estudante diga. É por isso também a nossa luta. Quero parabenizar vocês por estarem aqui nesse momento tão importante para vocês, que é a organização política de vocês enquanto classe discente. Não percam isso. Participem. Ocupem os espaços de fala que serão oferecidos a vocês. Isso é uma forma de garantirmos a existência e a manutenção de um valor importantíssimo que é a democracia.”
O evento seguiu com a posse dos novos membros do grêmio estudantil, compondo a mesa o presidente recém-empossado Adriano, o reitor do IF Sudeste MG, André Diniz, a diretora do campus Juiz de Fora, Cláudia Coura, e o diretor de ensino Aluísio de Oliveira.