Em assembleia realizada na sede da APESJF na manhã do dia 23, os 79 docentes presentes receberam da diretoria os informes locais e nacionais da greve. Até a data da assembleia, 47 Instituições Federais de Ensino já haviam aderido à greve nacional convocada pelo ANDES-SN.
Clique aqui e curta a página da APESJF no Facebook
Manutenção das Bolsas
Os docentes foram favoráveis à proposta de requerer a manutenção de todas as bolsas da UFJF e do IF Sudeste MG às reitorias, com o objetivo de não haver prejuízo àqueles estudantes que dependem dessa remuneração para se sustentar.
Assembleia recomenda mudança do local do CONAD
Outro tema presente na pauta da assembleia de hoje foi o Conselho Nacional do ANDES-SN (CONAD), que será realizado entre os dias 21 e 24 de julho, no Piauí. Foi encaminhado pelos presentes que haja uma recomendação ao Comando Nacional de Greve (CNG) para que o Conselho seja transferido para Brasília, sendo considerado mais pertinente aos objetivos do movimento nacional, já que há a possibilidade de que a greve se estenda até essa data. Foi decidido que o presidente da APES, Rubens Luiz Rodrigues, será o delegado da APESJF. Os nomes dos observadores ainda serão deliberados no Comando Local de Greve (CLG).
Estudantes apoiam a greve
A assembleia também contou com a participação de estudantes do DCE da UFJF e do Grêmio Estudantil do Colégio de Aplicação João XXIII, que manifestaram apoio à greve dos professores.
Assembleia em 30/05
Todos os professores e professoras estão convocados para participar do Comando Local de Greve, que continuará se reunindo todos os dias, a partir das 15h, na sede da Seção Sindical. Uma nova assembleia está marcada para o dia 30/05, às 14h, na APESJF.
Ato Público
Os docentes da UFJF e do IF Sudeste MG participam nesta quinta feira de ato público organizado pelo DCE. Haverá concentração no Campus da UFJF em que estudantes e professores vão se dirigir em caminhada até o Parque Halfeld a partir das 13h. No centro da cidade, será realizada uma panfletagem alertando a população sobre o momento da greve e sobre as reivindicações de estudantes e docentes a partir das 14h. Todos os professores estão convidados para a caminhada e ato público no Parque Halfeld.
Assim, não haverá reunião do Comando Local de Greve nesta quinta feira, prosseguindo em horário normal na sexta às 14h. |