A Administração Superior da UFJF divulgou recente notícia em suas mídias e através do e-mail institucional, sobre a realização de “um levantamento das condições de acesso à internet, aos recursos digitais e como é a experiência de seus estudantes, professores e técnico-administrativos em educação no uso das tecnologias da informação e comunicação”.
A notícia afirmou que “o formulário foi elaborado por uma comissão que consultou representantes dos três segmentos da instituição”, residindo aí um equívoco, uma vez que a Apes, entidade representativa das docentes e dos docentes da UFJF, não participou em nenhum momento desta iniciativa.
Conforme notícia divulgada na sexta-feira, dia 22/05, a Apes só teve conhecimento dessa ação da Administração Superior em reunião com a Reitoria ocorrida no dia 20/05. Durante a reunião e conforme explicitado no Informe publicado pela entidade, “expressamos nossa preocupação com a ação proposta pela Administração de realização da pesquisa nesse momento. Indicamos que os seus objetivos deveriam estar muito claros e, também, a preocupação com o possível conteúdo da mesma, que poderia induzir expectativas e disponibilizar instrumentos para implementação dos ataques previstos pelo Governo Federal. Portanto, tínhamos o entendimento que tal ação deveria ser precedida de ampla discussão na comunidade acadêmica”. Frente a essa demanda, o Reitor Marcus David respondeu, conforme publicado no Informe, “que não seria razoável levar o debate da realização da pesquisa para o conselho superior e que a responsabilidade pela elaboração e realização da mesma seria da Administração Superior, inclusive como forma de preservar a independência e autonomia das entidades”.
Reafirmamos que a Apes não participou do planejamento, elaboração e realização da pesquisa. A realização da mesma é de responsabilidade da Administração Superior, contrariamente à posição defendida pela Apes de construção coletiva e democrática, através de amplo debate sobre a sua pertinência, necessidade e conteúdo.
Diretoria da Apes