O projeto “Plantio Solidário”, ação do MST da Zona da Mata mineira, realizou, no dia 11 de junho de 2022, seu sétimo mutirão e contou com cerca de 50 pessoas. O projeto conta com a contribuição da APES e de outras entidades e parceiros ligados à causa socioambiental. O objetivo é plantar, colher e distribuir 5.5 toneladas de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade da região. Além disso, o plantio solidário do Assentamento Dênis Gonçalves pretende incorporar essas famílias no ciclo do alimento, do campo à mesa.
Para tanto, o projeto propõe mutirões de plantio, manejo, colheita e distribuição, onde todos e todas participam das etapas de produção, se conectando com o alimento saudável, com a natureza e vivenciando a agroecologia em suas diversas esferas.
Segundo Michelle Capuchinho, da coordenação regional MST/ZM, “o Plantio solidário está acontecendo em diversas regiões de Minas Gerais, estamos organizando na região do Norte de Minas, Mucuri e região metropolitana também, locais que temos áreas de acampamento e assentamento do MST. Aqui na Zona da Mata mineira, o processo está organizado no assentamento Dênis Gonçalves, que tem seu território em 4 cidades ( Coronel Pacheco, Chácara, Goianá e São João Nepomuceno), os locais que temos atividades de mutirão todos os sábados são nas áreas da sede, em nosso viveiro, entrada por Goianá e na Serra, junto ao espaço da escola e barracão do coletivo das cestas agroecológicas, entrada por Chácara”. Segundo Michelle, participam dos mutirões as famílias que vão receber alimentos.
Para dar continuidade ao projeto, o MST recebe doações financeiras de qualquer quantia. As doações podem ser feitas por:
Depósito Bancário:
Banco do Brasil
Agência 0740-4
Conta Poupança: 21531-7
Variação 96
ou
PIX
Chave: email
Luana de Oliveira Silva – coordenação regional do MST