Setor das Federais indica semana nacional de lutas em dezembro

O Setor das Federais do ANDES-SN reuniu docentes de todo o país neste final de semana em Brasília. Representando a APES, os docentes Jean Ramos e Renato Gonçalves Santos, ambos da direção do sindicato, trouxeram informes dos principais temas debatidos. De acordo com Jean, o setor traçou um panorama atualizado dos encaminhamentos relativos ao termo de acordo celebrado com o governo e que pôs fim à greve docente de 2024. “O centro dessa discussão é o reajuste salarial e, embora haja notícia que haja um PL em elaboração para englobar todas as dezenas de acordos fechados pelo governo ao longo do ano, ele não foi proposto e, por isso, a categoria vai organizar uma semana nacional de lutas com paralisação prevista para 12/12”, revelou.

Ele informou ainda que houve a atualização também dos outros pontos, como os desdobramentos da discussão após a revogação da portaria 983, a alteração do decreto 1590, a situação do GT de reenquadramento de aposentados, a entrada lateral e a Instrução Normativa 15/22, que estabelece orientações sobre a concessão dos adicionais de insalubridade.

Além disso, foi apresentado uma minuta de projeto de lei com a atualização da proposta de carreira do ANDES, feita com base nas discussões do 15º CONAD extraordinário, ocorrido entre 11 e 13 de outubro de 2024. A minuta será pauta de discussão no 43º Congresso.

O professor Renato Santos explicou que a APES vai discutir a mobilização de sua base. “O sindicato sai com uma tarefa principal de contribuir na construção da semana de lutas. A diretoria agora se reúne para que façamos uma assembleia para o cumprimento dessa tarefa e na qual buscaremos aprovar os nomes a serem enviados ao 43º Congresso do ANDES-SN que ocorrerá em Vitória entre os dias 27 e 31 de janeiro de 2025”, explicou Renato.