No dia 27 de agosto, foi realizada uma nova reunião do Setor das Federais em Brasília para debater a campanha salarial de 2024 e a Mesa Nacional de Negociação permanente. A reunião contou com a participação de representantes das Seções Sindicais e fez uma avaliação da Campanha Salarial 2024, que indicou a necessidade de intensificar a mobilização da categoria. Diante disso, reafirmou e fortaleceu a ampliação da Jornada de Lutas da Campanha Salarial 2024, para a semana de 28 a 31 de agosto de 2023, com as seguintes atividades, em Brasília:
28 de agosto:
- Às 9 horas – Preparação para as atividades na sede do ANDES.
- Das 10 às 18h – Corpo a corpo no Parlamento para pressão em favor de 3 eixos de negociação – (i) pela retirada imediata da PEC 32, compromisso assumido pelo Governo Federal no Termo do Acordo nº1; (ii) pelo fim da lista tríplice e (iii) pelo fim do impedimento da retroatividade de recomposição salarial, prevista no PLDO. Envio de Ofício ao MEC com pedido de audiência.
- 18h30 – Avaliação do dia na sede do ANDES-SN e planejamento das atividades para o dia seguinte.
29 de agosto:
- Às 9 horas – Continuação das mobilizações junto à(o)s Parlamentares, incluindo a entrega do livro sobre as intervenções, produzido pela ADUFC. Dar continuidade ao corpo a corpo no Parlamento para pressão em favor de 3 eixos de negociação.
29 de agosto:
- Às 14 horas – A Comissão de Negociação da Campanha Salarial 2024 seguirá para a 4ª Reunião de Trabalho da Mesa Central da MNNP, na Secretaria de Relações de Trabalho.
- No mesmo horário, haverá manifestação pública com a CNM e outro(a)s docentes em Brasília, no local da negociação para pressionar em favor do atendimento das reivindicações
30 de agosto (Nas seções sindicais)
- Rodada de Assembleia Geral nas Seções Sindicais pela manhã para deliberar sobre o resultado da 4ª Reunião de Trabalho da Mesa Central da MNNP, referente ao índice.
- Envio do resultado das Assembleias de base para o Setor das Federais do ANDES-SN, até às 12 horas do dia 30 de agosto, via formulário do Google, no link abaixo.
link: https://forms.gle/HMQanZi62LHYgww26
30 de agosto (Brasília)
- A partir das 9h – Ato da Campanha Salarial 2024, em unidade com categorias do Serviço Público Federal.
- O ANDES -SN defende e tentará articular uma reunião com a bancada sindical – Fonasefe, Fonacate e Centrais Sindicais à tarde, para construir uma proposta a ser apresentada na nova Reunião de Trabalho da Mesa Central da MNNP, em 30 de agosto.
- O ANDES-SN defenderá uma nova reunião com o governo a partir das 16h para que as entidades da bancada sindical do(a)s servidore(a)s público(a)s possam dar retorno ao governo sobre o índice, em caso de ter ocorrido apresentação de proposta no dia 29 de agosto;
31 de agosto,
- Às 9 horas – Continuação da mobilização em Brasília para avançar no andamento das Mesas Específicas e Setorial da MNNP. Dar continuidade às visitas aos gabinetes dos Parlamentares, pressionando sobre os 3 eixos de negociação.
O Setor das Federais reitera a importância de ampliar o debate junto às bases do ANDES-SN e convida a categoria docente a construir e participar da mobilização nos estados. Isso é um elemento importante para avanço das lutas, para a construção da unidade dos SPF e para impulsionar as negociações na MNNP.
Informações divulgadas na Circular nº 288/2023.