...............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

 

Boletim informativo

 

Este Informativo Digital é o canal oficial da Comissão Eleitoral Local (CEL) da APES, por meio do qual serão divulgados os materiais de campanha das chapas que concorrem ao pleito. Após análise e aprovação pela CEL, encaminhamos a seguir os materiais enviados pelas Chapas 1 e 3.

Chapa 3

 RENOVAR É PRECISO: EM 10 E 11 DE MAIO, VOTE CHAPA 3 – RENOVA ANDES PARA AS ELEIÇÕES DO ANDES-SN. 

Manifesto de Apoio à Chapa 3 Renova ANDES 

Nós, que assinamos esta carta de apoio, somos professoras e professores diversos como nossa categoria, mas unidos pela necessidade de resgatar o ANDES-SN como instrumento de defesa dos interesses concretos dos docentes de ensino superior e EBTT para que, a partir disso, ele volte a ser uma voz decisiva no debate científico e educacional do país e na defesa da democracia e dos direitos do povo brasileiro. 

Ao longo de sua história, o ANDES-SN desempenhou um papel de destaque na defesa da educação pública e nas grandes lutas democráticas, assim como das reivindicações concretas da nossa categoria, como salários e carreira. O sindicato esteve na linha de frente da luta contra a Ditadura e pela redemocratização, e contra o desmonte do serviço público e do ensino superior nos anos 1980 e 1990. A partir dos anos 2000, no entanto, a direção do ANDES-SN adotou uma orientação política que o afastou cada vez mais das reivindicações concretas da nossa categoria, concentrado que no denuncismo que chegou a se confundir com o golpismo de 2016. 

O resultado desse processo foi um isolamento crescente do ANDES-SN e a crise resultante desses equívocos está exposta: pela primeira vez na sua história, três chapas concorrem para concorrer às eleições do sindicato. 

Só o RENOVA ANDES-SN foi uma voz constante na crítica à política que a direção sindical assumiu ao longo dos últimos anos, tendo concorrido como única chapa de oposição nas eleições de 2018 e de 2020, alcançando em ambas aproximadamente 45% dos votos. 

Defendemos um sindicato que caminhe com as entidades que lutam pela educação, ciência e tecnologia nacionais. 

Que defenda a democracia e a universidade pública. 

Que defenda o orçamento das Universidades federais, estaduais e municipais, Institutos Federais, CEFETs e CAPs. 

Que construa campanhas salariais vitoriosas. 

Que tenha uma política nítida para aposentados e aposentadas. 

Que enfrente as desigualdades de condições de trabalho e nas carreiras da categoria. 

Que proponha uma pauta concreta para garantir avanços para as professoras, para os professores e professoras negras e indígenas, com deficiência e para os professores e professoras LGBTQIAPN+. 

Assine a carta de apoio e compartilhe, por favor. Carta de apoio Chapa 3 - Renova Andes

Chapa 1

A Chapa 1 compreende que o tema aposentadoria diz respeito a todos nós.  O tempo da aposentadoria deveria ser o da fruição da vida, de criatividade e de vida livre mais plena e humana. A luta pela aposentadoria, no futuro, deve se dar no presente, o tema é, e deve ser, pauta do conjunto da categoria.  A vida não pode ser pensada como ativa somente quando estamos no trabalho, queremos uma vida com possibilidades de alegrias, tempos de descanso, de prazer e de fazer o que nos faz felizes, para além do trabalho.
As lutas de quem está na ativa e de quem já se aposentou são contínuas e articuladas e,  por isto, necessariamente solidárias.
O que vivemos hoje, após tantas contrarreformas e retiradas de direitos, é o não direito à aposentadoria digna. O fim da paridade entre ‘ativos’ e ‘aposentados’ e as diferentes contrarreformas da previdência, que ampliaram o tempo de trabalho, reduziram a totalidade dos vencimentos e instituíram o teto do Regime Geral (FUNPRESP e seus correspondentes nos estados e municípios) para a categoria, o que  combinado às alterações na carreira docente, em especial das instituições federais de ensino, sem transposição, têm imposto aos já aposentados uma vida de dificuldades, endividamentos e até precariedade; e aos que ainda estão por se aposentar um desafio maior  para manter o seu direito.

NOSSOS COMPROMISSOS

- PARIDADE ENTRE ATIVOS E APOSENTADOS
- FIM DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA DE APOSENTADOS (AS)(ES) 
-  EXIGIR INFORMAÇÕES DOS GOVERNOS, SOBRE A TRANSFERÊNCIA DAS APOSENTADORIAS E PENSÕES PARA O INSS;
- RETOMAR A CAMPANHA DE INFORMAÇÃO SOBRE OS RISCOS DE FILIAÇÃO A FUNDOS DE PENSÃO PRIVADOS;
- DAR CURSO À AÇÃO QUE IMPEDE A ILEGAL FILIAÇÃO AUTOMÁTICA À FUNPRESP;
- EXIGIR DO ESTADO BRASILEIRO O SIGILO DOS DADOS DE DOCENTES E A PROIBIÇÃO DE COMPARTILHAMENTO COM OUTRAS INSTITUIÇÕES;
- LUTAR PELA REVOGAÇÃO DA EC 103/19;
- PELO FIM DAS “PREVIDÊNCIAS COMPLEMENTARES”.
           
PELO DIREITO À APOSENTADORIA COMO TEMPO DE DESCANSO E PRAZER!

Alguns dos candidatos e candidatas após inscrição da Chapa 1 - ANDES PELA BASE, durante o 40° Congresso do ANDES-SN, em Rio Branco/AC.

 

.

Canais de Comunicação da APES

 Não responda a esse email

As mensagens à APES devem ser enviadas pelo faleconosco@apesjf.org.br. Somente desta forma poderão ser respondidas pela entidade.


 
<