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Veja como votar nas eleições telepresenciais da APES |
Jà estão disponíveis os tutoriais para a votação telepresencial que vai escolher a nova Diretoria e Conselho de Representantes da APES. As eleições se realizam em 25 e 26 de fevereiro.
Clique aqui para saber tudo sobre as eleições na APES
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Fórum Intersindical se reúne com André Diniz, reitor eleito do IF Sudeste MG |
O reitor eleito do IF Sudeste MG, André Diniz de Oliveira, convocou o Fórum Intersindical, composto pela APES, Sinasefe e Sintufejuf, na última quarta-feira, 10 de fevereiro. Foram discutidas a flexibilização das jornadas de trabalho dos técnicos administrativos, o teletrabalho, o Ensino Remoto Emergencial e a Portaria 983, que exige o mínimo de 14 horas em sala de aula (resultando em 17 horas aulas de 50 minutos) para Professores DE, não determinando limites. Também exige controle de frequência eletrônico para as atividades ligadas ao ensino. Além de propor a equivalência entre aulas na modalidade remota e presencial. Presentes à reunião, representando a APES, os docentes Jalon de Morais Vieira e Miguel Fabiano de Faria.
Quanto à questão da flexibilização das jornadas de trabalho dos técnicos administrativos, André afirmou que reuniões com o Sintufejuf já estão sendo realizadas, para debater a questão. Se reuniu também com o reitor da UFJF, Marcus David, em busca de novas possibilidades e estratégias, levando em consideração as posições do Ministério Público e da Controladoria- Geral da União, além de visar certa aproximação entre o Instituto Federal e a Universidade. Ele entende que o debate precisa sensibilizar os setores da instituição, o colégio de dirigente, o conselho superior, e que um amplo debate será realizado sobre o tema, compreendendo a necessidade de se buscar uma relação adequada entre flexibilização e o teletrabalho.
O reitor eleito afirma se preocupar com o Ensino Remoto Emergencial e entende a necessidade de ajustes nesse modelo. Foi solicitado ao Fórum que indicasse nomes ligados à APES, ao Sinasefe e ao Sintufejuf, que pudessem compor a Comissão C6, do projeto Reencontro, que discute o ERE. Pela APES foi indicado o professor Thales Costa Soares. Foi relatado ao reitor eleito a criação de um questionário, pela APES, no intuito de debater as condições de trabalho e de vida dos professores e professoras, durante o Ensino Remoto Emergencial.
Portaria 983
A portaria 983 foi editada em novembro de 2020, entrou em vigor em 1º de dezembro, do mesmo ano, tendo 180 dias para ser implementada nas instituições. Ela permite que os professores tenham uma carga horária extensa, sem limite máximo de horas aula. Estabelece, também, a necessidade do ponto eletrônico e permite a continuidade de um modelo de ensino remoto, naquilo que está relacionado às atividades dos profissionais. André discorda dessas diretrizes e entende a necessidade de buscar lutar para além dos sindicatos, com o Conif, Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, mas também com parlamentares, para impedir a implementação da portaria nas Instituições, já que pode gerar danos irreparáveis aos institutos.
O professor Jalon Moraes, representante da APES na reunião entende que “essa portaria, pelo Ministério da Educação, estabelece um grande retrocesso nas condições de trabalho para a base, dos institutos federais, pois gera um desequilíbrio nas condições de trabalho, relacionadas ao ensino, à pesquisa, à extensão, às atividades de administração e representação, além de atacar a missão institucional dos IF. A oferta de uma educação fundada nas inter relações entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão”.
A diretoria da Apes compreende que a suspensão da portaria 983 é o caminho para atacar a política do governo Bolsonaro de desconstrução da oferta de qualidade da educação profissional técnica e tecnológica no âmbito dos IFs. |
Reunião conjunta dos Setores do ANDES-SN delibera ações de mobilização da categoria |
A reunião conjunta dos Setores do ANDES-SN deliberou indicar às seções sindicais do ANDES-SN, que ainda não realizaram AG, que deliberem sobre greve sanitária frente à imposição do retorno presencial sem as seguintes condições: Vacina do SUS para todas e todos, com a ordem de prioridades definidas nacionalmente pelo PNI; testagem ampla e rastreamento; Condições de trabalho nas IE e CEFET, com os procedimentos, as adaptações, os materiais e os equipamentos necessários. Além disso, que o ANDES-SN amplie a articulação unificada entre as três categorias das IES para construção da greve sanitária, com divulgação de material informativo sobre o significado da greve sanitária.
Outro ponto importante de mobilização, é que o ANDES-SN crie vídeos e cards com informações sobre a situação da educação básica na pandemia, com base em subsídios das seções sindicais, para apoiar a luta do segmento por condições de saúde para o(a)s, trabalhadore(a)s da educação e de toda a comunidade escolar que se expõe ao risco com as aulas presenciais. Também produza vídeos de denúncia a respeito das condições de trabalho/ensino e aprendizagem de docentes, discentes e servidore(a)s técnico(a)-administrativo(a)s.
Foram aprovadas ainda deliberações sobre o combate à Portaria nº 983 do MEC de 18 de novembro de 2020, como buscar o desenvolvimento de ações conjuntas com o SINASEFE, buscar apoio de parlamentares, ações junto ao CONIF, solicitar reunião com a SETEC. Além da construção de um calendário de lutas e mobilização em fevereiro, em conjunto com as organizações dos trabalhadores e trabalhadoras, contra a Reforma Administrativa e pela vacinação para todas e todos.
Os docentes indicaram também a intensificação da campanha “Reitor(a) eleito(a), reitor(a) empossado(a)”, com informações sobre os desdobramentos/implicações para as instituições onde o(a) reitor(a) empossado(a) não foi o(a) eleito(a).
Houve deliberações ainda em relação à luta pela ampla vacinação, para que haja condições para o retorno presencial e intensificação da defesa dos salários, das carreiras e das condições de trabalho da professora e do professor.
Clique aqui para baixar o relatório completo
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Fosefe instala mais duas peças publicitárias contra a Reforma Administrativa |
Mais duas peças de publicidade contra a reforma administrativa foram instalados na cidade de Juiz de Fora. pelo Fórum das Entidades dos Servidores Públicos Federais de Juiz de Fora e Região, Fosefe.
Um painel de Led na avenida Itamar Franco (foto) e um outdoor na Av. Brasil 4200, região do Manoel Honório.
As novas peças se juntam à campanha que envolveu chamadas de rádio, projeções, carros de som pelos bairros, com o objetivo de conscientizar a população do ataque que a reforma representa aos serviços públicos básicos que atendem a todos.
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Recesso na APES |
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Plantão da APES está de volta e pode ser utilizado para entrega das Carteirinhas UNIMED |
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ANDES-SN na luta pela vacina na rede pública de Saúde |
O ANDES-SN está em campanha pela imunização da população frente ao Corona Virus, com a distribuição de cards e movimentação de redes sociais para exigir do governo compromisso com a saúde pública. O texto da campanha diz “A imunização de todas e todos é um direito! O governo tem o dever de oferecer gratuitamente a vacina, bem como de informar corretamente a população sobre a importância de tomar o imunizante. É importante frisar que o desenvolvimento da CoronaVac é uma vitória do Serviço Público que a Reforma Administrativa proposta pelo governo pretende destruir”.
Veja os cards e compartilhe em suas redes
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Campanha de Filiação da APES segue nas redes, compartilhe!! |
Segue a todo vapor a nova campanha de sindicalização da APES, que visa fortalecer a base da categoria, trazendo novos filiados para defesa da educação, direitos e conquistas de professores e professoras da UFJF e do IF Sudeste MG.
A campanha é baseada em cards, vídeos e tutoriais de como realizar a filiação pelo site www.apesjf.org.br. A ideia é que todos possam compartilhar as publicações, fazendo chegar, aos colegas ainda não filiados, o convite para que se juntem à luta.
Confira, nas redes sociais da APES
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APES cria canais para construir pauta docente sobre o ERE |
Diante da implementação do Ensino Remoto Emergencial na UFJF e no IF Sudeste MG, a APES criou dois canais de comunicação com sua base, para apreender aspectos das condições de vida e de trabalho neste novo contexto, e identificar as necessidades atuais de sua base.
QUESTIONÁRIO
Um questionário de múltipla escolha está disponível no site apesjf.org.br. As perguntas pretendem realizar um diagnóstico rápido da atual situação da categoria, apresentando questões específicas sobre as condições de vida durante a pandemia e as condições de trabalho com a implementação do Ensino Remoto Emergencial. As respostas poderão ser enviadas até a primeira semana de dezembro. Acesse em nosso site clicando na chamada de divulgação, na página inicial. Ou clique aqui.
APEZAPP
Com a criação de uma linha direta no whatsapp, a APES cria uma forma de escuta sobre a experiência do trabalho remoto vivenciada no cotidiano pela categoria.
Neste canal, docentes podem enviar relatos de experiências, levantamento de questões, denúncias, apresentação de demandas e demais situações que possam ajudar a APES a atuar na defesa da categoria nesta nova situação de trabalho.
Podem ser enviadas mensagens de texto ou áudio, ou por documentos de texto anexados à mensagem, para o número (32)99158-6940.
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Confira os artigos publicados pela APES na coluna Pandemia e Política |
Confira os artigos publicados por docentes de instituições federais de ensino na coluna da APES "Pandemia e Política":
Apontamentos sobre a minuta de parecer do CNE sobre calendário escolar e atividades pedagógicas
André Martins e Leonardo D. Pina
Defender os serviços públicos é combater o coronavírus
Danielle Telles da Cruz
Vidas Precárias e LGBTQIfobia no contexto da pandemia: a necropolítica das sexualidades dissidentes
Marco José de Oliveira Duarte
Educação a distância ou educação não presencial
Rafaela Reis
Educação a Distância: a emergência do ensino em tempos de pandemia.
Daniela Mota
Estudos de geógrafos mostram as relações entre rede urbana e casos de COVID-19 em Minas Gerais
Wagner Batella e Vitor Koiti Miyazaki
O novo coronavírus, no Brasil, é democrático? Lugar do debate racial na conjuntura pandêmica
Rosineide Freitas
Com a pandemia fora de controle, é necessário mostrar que existe alternativa!
Gilberto Calil
“Correndo para o fundo do poço: negação da ciência e terraplanismo econômico na reação do governo à crise da pandemia”
Bráulio Santiago Cerqueira
Pandemia e luta de classes sociais no Brasil atual
Luiz Antonio da Silva Peixoto
Ensino Remoto Emergencial (ERE) e protocolo pedagógico
Rubens Luiz Rodrigues
Reflexões sobre o direito em tempos pandêmicos
Gustavo Seferian
“Pandemia. Parar tudo, urgente!”
Daniel Pimenta
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Segue a campanha de arrecadação para a reconstrução do Quilombo Campo Grande. Veja como contribuir |
O Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra de Minas Gerais, MST-MG, iniciou campanha de arrecadação denominada “Salve o Quilombo Campo Grande”. Ela tem por objetivo a reconstrução do acampamento, prezando pelas vidas de seus integrantes. As contribuições podem ser realizadas por depósito (dados abaixo) ou pelo site, disponível aqui.
Depósito
ASFAPSUL
CNPJ: 02.046.165/0001-20
BANCO DO BRASIL
AGÊNCIA 1721-3
CONTA 26500-4
No dia 13 de agosto, o Quilombo Campo Grande, localizado no Sul de Minas Gerais, foi vítima de ação violenta da Polícia Militar do estado, que ateou fogo nas áreas do acampamento, além de terem destruído, com um trator, a Escola Popular Eduardo Galeano, que durante o período de isolamento, vinha funcionando remotamente, além de um barracão coletivo, despejado no dia anterior, que servia de abrigo para três famílias.
As ações policiais se estenderam. No início daquela tarde, bombas de gás lacrimogêneo foram dispersadas no local, fazendo com que as casas e plantações do acampamento fossem destruídas algumas horas depois.
Após pressão da sociedade, o governador Romeu Zema se manifestou em rede social, afirmando ter determinado que os policiais recuassem na ação. Entretanto, segundo o MST, o pedido de suspensão foi encaminhado à comarca de Campo Gerais, que não aceitou o pedido. Cerca de 56 horas de resistência depois, catorze famílias foram despejadas, duas estão no abrigo da prefeitura e o restante acolhido pelo MST.
A confederação quilombola é composta por aproximadamente 450 famílias, há 23 anos, sendo referência no ramo da agroecologia na região, tendo produzido, no último ano, 8,5 mil sacas de café e 1100 hectares de lavouras produzidas sem a utilização de agrotóxicos. Hoje, além de desabrigados, a maior preocupação dos integrantes do acampamento é uma possível contaminação coletiva pela Covid-19. |
A APES realiza série de entrevistas em defesa da educação em tempos de Corona Vírus |
A APES realiza uma série de entrevistas que abordam o enfrentamento ao coronavírus e a defesa das instituições públicas contra os ataques do governo neste momento.
Já estão no site as entrevistas com
Professor Marcelo Silvério, diretor da Faculdade de Farmácia
Professor André Martins, da Faculdade de Educação da UFJF
Professora Girlene Alves, Vice-Reitora da UFJF
Professora Marcella Beraldo, docente e pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais da UFJF
Professora Karine Fernandes de Carvalho, docente que ministra sociologia do IF Sudeste MG
Professora Mariana Cassab, da Faculdade de Educação da UFJF
Professores e professoras do Grupo de Trabalho de Governador Valadares
Professora Adriana Ferreira do IF Sudeste MG
Professor prof. Lyderson Viccini (ICB)
Professor infectologista Rodrigo Daniel de Souza do HU - UFJF
Professora Assistente da UERJ, Rosineide Freitas
Professora Caroline Lima, Secretária do ANDES-SN, Docente da UNEB, e professor Marco José de Oliveira Duarte, da Faculdade de Serviço Social da UFJF
Professor Fernando Antonio Basile Colugnati, Faculdade de Medicina da UFJF
Professor Hélder Antônio da Silva, Professor do Instituto Federal de Educação – Campus Barbacena
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Comunicado sobre funcionamento das atividades da APES |
A Diretoria da APES decidiu suspender as atividades presenciais em nossa sede a partir de 16 de março, como medida de prevenção contra a propagação do COVID-19 (coronavírus). A APES se manterá atuante na defesa dos professores e das professoras e na trincheira de luta pela educação pública.
Disponibilizamos a seguir os seguintes canais de comunicação, por cada setor:
Fale Conosco – (32) 99160-9007
(32) 99109-2284
Secretaria: denise@apesjf.org.br
Tesouraria: ronaldo@apesjf.org.br - 32991605284
Plano de Saúde: beth@apesjf.org.br
Jornalismo: apesjf@gmail.com
Assessoria Jurídica: leocastroadv@hotmail.com, Telefones: (32) 3216-7890 e (32) 99931-6924
Para receber mensagens pela lista de transmissão da APES, envie mensagem de whatsapp para (32)991586940, com nome completo, instituição, unidade e a palavra “aceito”
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Não responda a esse email
As mensagens à APES devem ser enviadas pelo faleconosco@apesjf.org.br. Somente desta forma poderão ser respondidas pela entidade. |
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