Assembleia Docente rejeita Ensino Presencial Híbrido na UFJF

Professores e professoras da UFJF e do IF Sudeste MG, reunidos em assembleia no final da tarde de quinta-feira, 18 de março, aprovaram uma série de deliberações em defesa da educação e dos direitos docentes.

Contra o Ensino Presencial Híbrido na UFJF

A assembleia se posicionou contrária à realização do Ensino Presencial Híbrido na UFJF, na defesa de que a volta às aulas seja vinculada à ampla vacinação da população. Indicou ainda a colocação de um banner na frente da sede com a defesa desta deliberação e a divulgação de nota da diretoria contrária ao Ensino Presencial Híbrido.
A nota traça uma série de considerações sobre o contexto e as condições de agravamento e descontrole da pandemia; o aumento do número de vítimas fatais, que atinge todas as faixas etárias; sobre o risco para a vida de TAEs, estudantes e docentes, resultante da medida; sobre o peso da UFJF que traz sobre a cidade, com impacto inclusive para as demais redes educacionais, e finalmente sobre os exemplos de fracassos na implantação do modelo, entre outras tentativas de volta ao ensino presencial. A nota alerta ainda para o fato de que a adoção de um modelo híbrido de ensino tende à naturalização, tirando o caráter emergencial do ensino remoto e dando a ele um caráter permanente. E conclui dizendo que “Os docentes e as docentes reafirmaram que a vacinação ampla e irrestrita de toda a população através do SUS é condição para a retomada de qualquer atividade presencial de ensino no âmbito da instituição”.

Clique aqui para ler a nota.

Greve sanitária

Com relação à possibilidade de uma greve sanitária, os docentes resolveram manter o posicionamento aprovado na última assembleia, de que ainda não é a hora para a deflagração do movimento, mas que a APES vai seguir observando a situação de perto, diante da possibilidade de uma volta às aulas que coloque em risco Docentes, Técnicos Administrativos e Estudantes.

Delegados para o CONAD

O professor Augusto Cerqueira, da direção da APES, foi indicado como delegado da Seção Sindical no 11º CONAD Extraordinário, que se realiza entre 27 de março e 3 de abril, de forma virtual. O encontro tem como tema central “Em defesa da vida, dos serviços públicos e da democracia e autonomia do ANDES-SN”. Os docentes Leonardo Andrada e Lisleandra Machado, foram indicados como observadores/suplentes.
Com relação a este Conad, a diretoria da APES achou por bem colocar em discussão dois Textos-Resolução,TRs, que constam no caderno de textos e que dispõem sobre a forma de organização do Andes-sn durante a pandemia. O TR 8 que, resumidamente, indica a realização de um Congresso Virtual em maio, e o TR 7, que venceu a votação, que indica a realização de CONADs a cada 3 meses e de Reuniões dos Setores do ANDES-SN, com eleição de delegado em assembleia e poder deliberativo.

Posição contrária à participação na Comissão do PID RID do IF Sudeste MG

Os docentes aprovaram que a APES deve levar, à reunião da intersindical, grupo que congrega sindicatos como Sintufejuf e Sinasefe, posição contrária à participação das entidades na comissão montada no IF Sudeste MG que vai discutir o Plano Individual Docente ( PID ) e o Relatório Individual de Docente ( RID ). 
O problema é que a comissão pretende debater a questão, tendo por base a Portaria 983, que já foi denunciada pelas entidades como ilegal, além de trazer sérios prejuízos ao tripé “Ensino, Pesquisa e Extensão”, entre outros pontos negativos. A ideia é que a Portaria, que entra em vigor apenas em junho, possa ser derrubada até lá.

Dia Nacional de Lutas 

Os presentes à assembleia tiveram ainda a análise de conjuntura da diretoria e informes sobre a atuação do Fórum das Entidades dos Servidores Públicos Federais de Juiz de Fora e Região, do qual a APES faz parte. O FOSEFE tem trabalhado durante toda a semana, contra a Reforma Administrativa, com carro de som, faixas, outdoors, chamadas nas rádios e campanha virtual. A mobilização vai culminar com o dia 24 de março, Dia Nacional de Paralisações, Mobilizações e Greve nos Serviços Públicos, com ações em todo o país e nas redes sociais, tendo a adesão da APES.

Dia 24 de março é Dia Nacional de Paralisações, Mobilizações e Greve nos Serviços Públicos - participe!!

O dia 24 de março, quarta-feira, é Dia Nacional de Paralisações, Mobilizações e Greve nos Serviços Públicos. Em todo o país, trabalhadores e trabalhadoras do serviço público estarão mobilizados em campanhas nas redes sociais principalmente, em protesto contra a Reforma Administrativa, em defesa do serviço público e por vacina e renda para todos.

Fosefe movimentou a semana em Juiz de Fora

A data vem sendo preparada durante a jornada de lutas que teve início em 15 de março. Neste período, o Fórum dos Servidores Públicos Federais de Juiz de Fora e Região, Fosefe já veio realizando ações, com um carro de som, rodando os principais bairros da cidade com áudio de conscientização das consequências da reforma administrativa para a população; na quarta-feira, foram instaladas faixas em prédios públicos, onde existem as bases do Fórum; outdoors foram espalhados pela cidade, defendendo o Serviço Público contra a reforma; uma audiência pública na Câmara Municipal também estava agendada para essa semana, visando discutir a reforma, no entanto teve que ser adiada, face ao Lockdown. Chamadas de rádio também foram agendadas diariamente até o dia 24, se intensificando nesta data.
“É preciso que todos participem dessa luta. A reforma administrativa vem acabar com a estabilidade do servidor, favorecendo a ingerência política dentro do serviço público, prejudica a paridade entre ativos e aposentados, entre outros ataques que vêm literalmente destruir o serviço público”, disse Augusto Cerqueira, da direção da APES.

Seminário

O FONASEFE realizou nos dias 15 e 16 de março o Seminário Nacional “O Serviço Público que precisamos”, que teve como objetivo unificar e organizar a luta dos Servidores Públicos contra a Reforma Administrativa. O evento foi virtual, com transmissão via Zoom, além de lives no Facebook do Sinasefe Nacional. 

A programação teve início na manhã de segunda-feira, com a Abertura, e o “Painel 1: O desmonte do Estado brasileiro e suas consequências para o serviço público e os servidores”, com apresentações na terça-feira. O Seminário fez parte da Jornada de Lutas, entre os dias 15 e 19 de março, e teve continuidade imediata após o fim do evento, com Reunião Ampliada do FONASEFE para definir as ações da Greve Nacional dos servidores públicos federais.

 

ANDES-SN Divulga Caderno de Textos do 11º CONAD Extraordinário

O ANDES-SN divulgou nesta segunda-feira, 15 de março, o Caderno de Textos do 11º CONAD Extraordinário. 

Clique aqui para acessar o conteúdo. 

Prazo para envio de artigos para revista Universidade e Sociedade vai até 12 de abril

O tema da próxima Revista Universidade e Sociedade vai ter como tema: “40 anos do ANDES-SN: luta e resistência”, visando marcar as quatro décadas da entidade. Os artigos para esta edição devem ser encaminhados até 12 de abril.

A revista Universidade e Sociedade é uma publicação semestral, editada pelo Sindicato Nacional, que tem como intuito fomentar as pesquisas e debates relacionados tanto às experiências no campo da pesquisa acadêmica como oriundos das experiências sindicais e sociais acerca de temas de relevância para as lutas empreendidas pelas/os docentes em busca de uma universidade pública, gratuita e de qualidade, em âmbito nacional.

Também são aceitos artigos sobre questões da educação superior brasileira tais como: estrutura das universidades, sistemas de ensino, relação entre universidade e sociedade, política universitária, política educacional, condições de trabalho, questões de cultura, artes, ciência e tecnologia, apresentação de experiências de organização sindical de outros países, e também resenhas críticas de livros.

Os textos deverão obedecer à normatização definida pela comissão editorial e enviados, dentro do prazo, para o endereço eletrônico: andessp@andes.org.br

Informações do ANDES-SN

 

 

Confira nota do ANDES-SN em apoio à recusa dos docentes da UFMS em voltar às aulas em regime híbrido

O ANDES-SN divulgou, nesta quinta-feira, nota em apoio à deliberação da Assembleia Docente da ADUFMS contra o retorno das atividades presenciais em regime híbrido.

Acompanhe

NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN EM APOIO À DELIBERAÇÃO DA ASSEMBLEIA DOCENTE DA ADUFMS CONTRA O RETORNO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS EM REGIME HÍBRIDO

Na última semana, docentes, servidores e servidoras técnico(a)- administrativo(a) educacionais, terceirizados, terceirizadas e estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) foram surpreendido(a)s com a decisão, da Reitoria da UFMS, de retomada das atividades em regime híbrido – ou seja, com atividades presenciais –, programada para 15 de março de 2021.

A decisão chega às raias do absurdo, sobretudo tendo em conta que o rastro de morte da COVID-19 avança de forma ainda mais violenta do que em qualquer outro momento da pandemia, e tendo em conta que a nova cepa – mais contagiosa e com letalidade ainda mais acentuada – se dissemina do país.

É uma medida que vem na contramão do movimento que clama pela realização de um lockdown nacional, acompanhado de um auxílio emergencial condizente com as necessidades materiais dos trabalhadores e das trabalhadoras e que se respalda na ciência e nas orientações das instituições públicas de saúde. Sem vacina para todas e todos, o retorno presencial das atividades nas escolas, universidades, institutos e CEFET é a porta aberta para aprofundar a catástrofe que se vive no Brasil.

Em assembleia organizada pela ADUFMS, o conjunto do(a) professorado(a) da Universidade decidiu pela impossibilidade de retorno às atividades presenciais enquanto perdurar a pandemia, decisão esta que não só expressa nas deliberações do ANDES-SN, como também é condição de segurança e existência indispensável a todas e todos que trabalham e que circulam na cidade.

Desse modo, a Diretoria do ANDES-SN expressa toda solidariedade à comunidade da UFMS e à decisão soberana da assembleia da ADUFMS, que deve ser respeitada enquanto meio de salvaguarda da vida não só dos professores e das professoras da UFMS, como também de todas e todos nas cidades em que a universidade mantenha atividades. Uma vez mais, retorno de atividades presenciais, apenas com imunização generalizada!

Vacina para todas e todos, já!

Lockdown nacional mediante renda digna para a classe trabalhadora!

Fora Bolsonaro e Mourão! Brasília(DF), 17 de março de 2021

 

ANDES-SN na luta pela vacina na rede pública de Saúde

O ANDES-SN está em campanha pela imunização da população frente ao Corona Virus, com a distribuição de cards e movimentação de redes sociais para exigir do governo compromisso com a saúde pública. O texto da campanha diz “A imunização de todas e todos é um direito! O governo tem o dever de oferecer gratuitamente a vacina, bem como de informar corretamente a população sobre a importância de tomar o imunizante. É importante frisar que o desenvolvimento da CoronaVac é uma vitória do Serviço Público que a Reforma Administrativa proposta pelo governo pretende destruir”.
Veja os cards e compartilhe em suas redes

 

APES cria canais para construir pauta docente sobre o ERE


Diante da implementação do Ensino Remoto Emergencial na UFJF e no IF Sudeste MG, a APES criou dois canais de comunicação com sua base, para apreender aspectos das condições de vida e de trabalho neste novo contexto, e identificar as necessidades atuais de sua base. 

QUESTIONÁRIO


Um questionário de múltipla escolha está disponível no site apesjf.org.br.  As perguntas pretendem realizar um diagnóstico rápido da atual situação da categoria, apresentando questões específicas sobre as condições de vida durante a pandemia e as condições de trabalho com a implementação do Ensino Remoto Emergencial. As respostas poderão ser enviadas até a primeira semana de dezembro. Acesse em nosso site clicando na chamada de divulgação, na página inicial. Ou clique aqui.

APEZAPP 


Com a criação de uma linha direta no whatsapp, a APES cria uma forma de escuta sobre a experiência do trabalho remoto vivenciada no cotidiano pela categoria.  

Neste canal, docentes podem enviar relatos de experiências, levantamento de questões, denúncias, apresentação de demandas e demais situações que possam ajudar a APES a atuar na defesa da categoria nesta nova situação de trabalho. 

Podem ser enviadas mensagens de texto ou áudio,  ou por documentos de texto anexados à mensagem, para o número (32)99158-6940.



 

 

Confira os artigos publicados pela APES na coluna Pandemia e Política

Confira os artigos publicados por docentes de instituições federais de ensino na coluna da APES "Pandemia e Política":

Apontamentos sobre a minuta de parecer do CNE sobre calendário escolar e atividades pedagógicas

André Martins e Leonardo D. Pina

Defender os serviços públicos é combater o coronavírus

Danielle Telles da Cruz

Vidas Precárias e LGBTQIfobia no contexto da pandemia: a  necropolítica das sexualidades dissidentes

Marco José de Oliveira Duarte

Educação a distância ou educação não presencial

Rafaela Reis

Educação a Distância: a emergência do ensino em tempos de pandemia.

Daniela Mota

Estudos de geógrafos mostram as relações entre rede urbana e casos de COVID-19 em Minas Gerais

Wagner Batella e Vitor Koiti Miyazaki

O novo coronavírus, no Brasil, é democrático? Lugar do debate racial na conjuntura pandêmica

Rosineide Freitas

Com a pandemia fora de controle, é necessário mostrar que existe alternativa!

Gilberto Calil

“Correndo para o fundo do poço: negação da ciência e terraplanismo econômico na reação do governo à crise da pandemia”

Bráulio Santiago Cerqueira

Pandemia e luta de classes sociais no Brasil atual

Luiz Antonio da Silva Peixoto

Ensino Remoto Emergencial (ERE) e protocolo pedagógico

Rubens Luiz Rodrigues

Reflexões sobre o direito em tempos pandêmicos

Gustavo Seferian

“Pandemia. Parar tudo, urgente!”

Daniel Pimenta

 

 

A APES realiza série de entrevistas em defesa da educação em tempos de Corona Vírus

 

A APES realiza uma série de entrevistas que abordam o enfrentamento ao coronavírus e a defesa das instituições públicas contra os ataques do governo neste momento.

Já estão no site as entrevistas com

Professor Marcelo Silvério, diretor da Faculdade de Farmácia

Professor André Martins, da Faculdade de Educação da UFJF

Professora Girlene Alves, Vice-Reitora da UFJF

Professora Marcella Beraldo, docente e pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais da UFJF

Professora Karine Fernandes de Carvalho, docente que ministra sociologia do IF Sudeste MG

Professora Mariana Cassab, da Faculdade de Educação da UFJF

Professores e professoras do Grupo de Trabalho de Governador Valadares

Professora Adriana Ferreira do IF Sudeste MG

Professor prof. Lyderson Viccini (ICB)

Professor infectologista Rodrigo Daniel de Souza do HU - UFJF

Professora Assistente da UERJ, Rosineide Freitas

Professora Caroline Lima, Secretária do ANDES-SN, Docente da UNEB, e professor Marco José de Oliveira Duarte, da Faculdade de Serviço Social da UFJF

Professor Fernando Antonio Basile Colugnati, Faculdade de Medicina da UFJF

Professor Hélder Antônio da Silva, Professor do Instituto Federal de Educação – Campus Barbacena

 

 

 

Comunicado sobre funcionamento das atividades da APES

 

A Diretoria da APES decidiu suspender as atividades presenciais em nossa sede a partir de 16 de março, como medida de prevenção contra a propagação do COVID-19 (coronavírus). A APES se manterá atuante na defesa dos professores e das professoras e na trincheira de luta pela educação pública.
Disponibilizamos a seguir os seguintes canais de comunicação, por cada setor:
Fale Conosco – (32) 99160-9007
(32) 99109-2284

Secretaria: denise@apesjf.org.br
Tesouraria: ronaldo@apesjf.org.br - 32991605284
Plano de Saúde: beth@apesjf.org.br Jornalismo: apesjf@gmail.com
Assessoria Jurídica: leocastroadv@hotmail.com, Telefones: (32) 3216-7890 e (32) 99931-6924

Para receber mensagens pela lista de transmissão da APES, envie mensagem de whatsapp para (32)991586940, com nome completo, instituição, unidade e a palavra “aceito”

 

 

 Não responda a esse email

As mensagens à APES devem ser enviadas pelo faleconosco@apesjf.org.br. Somente desta forma poderão ser respondidas pela entidade.


 
<