|
“Ocupa Brasília” - Docentes da APES participam de ato na capital federal |
Nesta terça-feira, dia 14 de junho, docentes de universidades, institutos federais e cefets de todo o país se dirigiram à capital federal para participar do ato nacional “Ocupa Brasília”. Pela APES, estiveram presentes os/as diretores/as Leonardo Andrada e Nayara Medrado, e os/as docentes da base da entidade Dileno Dustan, Fabio de Lima, Jalon de Morais, Lisleandra Machado, Lucas Ferreira e Raquel Portes. A caravana da APES se somou ao ANDES e demais seções sindicais para compor um grande dia de mobilização com as demais categorias do serviço público federal, trabalhadoras e trabalhadores de empresas estatais, estudantes e representantes de movimentos sociais e populares.
O protesto reuniu cerca de 5 mil pessoas, contra os cortes na Educação, contra a privatização das estatais e em defesa dos serviços públicos. Além da pauta do Ocupa Brasília, servidores e servidoras da Funai, que estão em greve pela exoneração do presidente do órgão, Marcelo Xavier, se juntaram ao ato com cartazes e faixas cobrando justiça pelo servidor da Funai Bruno Pereira e do jornalista Dom Philips, defensores dos povos indígenas isolados e desaparecidos no Vale do Javari desde o dia 5 de junho.
De acordo com o diretor da APES, Leonardo Andrada, o ato foi bastante movimentado. “Nós estivemos lá com membros da diretoria e da base. Ajudamos na construção da organização, na montagem da estrutura, na recepção dos que chegavam de outros estados, na distribuição de tickets para garantir o almoço para várias caravanas. Depois fizemos uma concentração em frente ao anexo 2 da Câmara dos Deputados. Alguns dos nossos companheiros entraram no auditório Nereu Ramos para acompanhar uma audiência pública sobre os retrocessos sociais, econômicos e ambientais. O presidente em exercício do ANDES-SN, Professor Milton Pinheiro, fez uma fala e fizemos uma grande caminhada, com 4 a 5 mil manifestantes, com membros do ANDES-SN, Sinasefe, Fasubra, Fenet, UNE e a UBES, pela Esplanada dos Ministérios e finalmente encerramos na praça da Cidadania, por volta das 19h30, após um grande ato cultural com a apresentação dos Tambores do Amanhã, um grupo de Maracatu, e do Rapper Gog”.
Segundo a diretora da APES, professora Nayara Medrado, “o Ocupa Brasília reuniu dezenas de caravanas vindas de diversas partes do Brasil, muitas delas enfrentando viagens de mais de 20 horas de duração. A APES esteve presente, cumprindo seu papel na denúncia do desmonte da educação pública e das condições de trabalho docente. Volto com esperanças ainda mais firmes na potência da luta coletiva de trabalhadores, estudantes e movimentos organizados na defesa de uma educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada”.
Atividades
A concentração do ato aconteceu em frente ao Anexo 2 da Câmara dos Deputados. Diversas representações de movimentos estudantis e sindicais fizeram uso da palavra na concentração, enquanto, dentro do Congresso Nacional, ocorria uma audiência pública com o tema “Retrocessos Econômicos, Sociais e Ambientais do Governo Federal”. Milton Pinheiro, presidente em exercício ANDES-SN, representou a entidade na audiência. Assista aqui a audiência.
MEC
Na sequência, os participantes do ato seguiram para o Ministério da Educação (MEC). Com faixas, cartazes e palavras de ordem, os e as manifestantes cobraram uma resposta à Pauta Unificada da Educação Federal protocolada no MEC e o agendamento urgente de reunião com as entidades.
A Carta é assinada por ANDES-SN, Fasubra, Sinasefe, Fenet e UNE e, no documento, as entidades solicitam ainda uma audiência com o Ministro da Educação,Victor Godoy. Entre os primeiros itens da pauta, estão o reajuste salarial de servidores federais, a revogação da EC 95, a recomposição orçamentária da Educação, Ciência e Tecnologia, Hospitais Universitários e políticas de assistência estudantil, com imediata suspensão dos bloqueios e contingenciamentos, e a apuração das denúncias no MEC.
A pauta também contempla pontos relacionados à carreira, condições de trabalho, previdência social e políticas afirmativas na educação. Confira a Pauta completa aqui.
ANDES, APES e demais seções sindicais se juntam às demais categorias de servidores públicos para manifestar em Brasília.
|
Confira principais deliberações da Reunião do Setor das Federais |
Em Circular enviada no dia 13 de junho, o ANDES-SN apresentou as principais deliberações da reunião do setor das IFES, realizada no dia 11 de junho de 2022, na Sede do ANDES-SN, em Brasília (DF). Confira os encaminhamentos e orientações:
20 a 24/06
Realização de rodada de assembleias para deliberar sobre a seguinte pauta:
1) Indicativo de deflagração de greve, no dia 27/06;
2) Ocupa as universidades, institutos federais e CEFETs, entre os dias 27 e 29/06;
3) Semana de Lutas em Brasília (DF), de 04 a 07/07, contra os cortes orçamentários, as privatizações e em defesa da educação pública.
25/06
Reunião do Setor das IFES para avaliação da rodada de assembleias (será encaminhada uma circular específica).
27 a 29/06
Ocupa universidades, institutos e CEFETs, com atividades locais de mobilização da categoria e amplo diálogo com a comunidade universitária (rodas de conversa, assembleias, aulas públicas, panfletagem, atividades artístico-culturais, dentre outras).
04 a 07/07
Semana de luta em Brasília (DF) – Contra os cortes, bloqueios e contingenciamentos orçamentários e por uma LDO que contemple reajuste salarial para todo(a)s o(a)s SPFs.
05/07
Dia Nacional de luta contra a privatização e em defesa das estatais.
Demais encaminhamentos:
- Que as seções sindicais do ANDES-SN manifestem o apoio ao IFRS e à UFPA, que estão em greve;
- Organizar plenárias regionais entre as seções sindicais, no sentido de mobilizar para construção da agenda de luta e greve;
- Produzir outdoors em defesa da educação e dos serviços públicos em todos os estados, além de materiais diversos para intensificar essa luta;
- Construir a greve da educação com a FASUBRA e o SINASEFE.
|
Plantio Solidário do MST pretende distribuir toneladas de alimentos para famílias em vulberabilidade |
7° mutirão do plantio solidário do MST. Foto: Gustavo Epprecht
O projeto "Plantio Solidário", ação do MST da Zona da Mata mineira, realizou no sábado, 11 de junho, seu sétimo mutirão e contou com cerca de 50 pessoas. O projeto conta com a contribuição da APES e de outras entidades e parceiros ligados à causa socioambiental. O objetivo é plantar, colher e distribuir 5.5 toneladas de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade da região. Além disso, o plantio solidário do Assentamento Dênis Gonçalves pretende incorporar essas famílias no ciclo do alimento, do campo à mesa.
Para tanto, o projeto propõe mutirões de plantio, manejo, colheita e distribuição, onde todos e todas participam das etapas de produção, se conectando com o alimento saudável, com a natureza e vivenciando a agroecologia em suas diversas esferas.
Segundo Michelle Capuchinho, da coordenação regional MST/ZM, "o Plantio solidário está acontecendo em diversas regiões de Minas Gerais, estamos organizando na região do Norte de Minas, Mucuri e região metropolitana também, locais que temos áreas de acampamento e assentamento do MST. Aqui na Zona da Mata mineira, o processo está organizado no assentamento Dênis Gonçalves, que tem seu território em 4 cidades ( Coronel Pacheco, Chácara, Goianá e São João Nepomuceno), os locais que temos atividades de mutirão todos os sábados são nas áreas da sede, em nosso viveiro, entrada por Goianá e na Serra, junto ao espaço da escola e barracão do coletivo das cestas agroecológicas, entrada por Chácara". Segundo Michelle, participam dos mutirões as famílias que vão receber alimentos.
Para dar continuidade ao projeto, o MST recebe doações financeiras de qualquer quantia. As doações podem ser feitas por:
Depósito Bancário:
Banco do Brasil
Agência 0740-4
Conta Poupança: 21531-7
Variação 96
ou
PIX
Chave: email
plantiosolidariozm@gmail.com
Luana de Oliveira Silva - coordenação regional do MST
|
Sindicalizados da APES que tenham plano Coparticipativo receberão nova carteirinha do plano de Saúde APES/UNIMED |
Por conta de uma demanda da APES, a UNIMED vai proceder a troca das carteirinhas de todos os segurados do Plano de Saúde do sindicato que possuem o plano Coparticipativo. Ocorre que esta modalidade do plano tem abrangência nacional, no entanto, as carteirinhas vieram com grupo de municípios. A APES reclamou, visando proteger professoras e professores que moram fora de Juiz de Fora. Assim, as novas carteirinhas serão entregues nos endereços dos associados que moram em Juiz de Fora e chegarão pelo correio para aqueles que moram fora da cidade. |
Recesso na APES |
Por conta do feriado e e recesso de Corpus Cristi, a APES informa que retorna às atividades on line na segunda-feira, dia 20 de junho. |
Sede da APES passa por reforma |
A sede da APES localizada no Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora está passando por obras. Os trabalhos foram iniciados no dia 4 de abril, com o objetivo de promover uma adequação do ambiente, no que se refere ao atual contexto da pandemia de COVID-19, para que, assim, possa haver o retorno ao trabalho e o atendimento presencial seguros.
A obra faz parte da continuidade da luta pelo retorno presencial com as devidas condições de segurança sanitária, proporcionando efetivas condições de trabalho para os trabalhadores e trabalhadoras da APES e para o atendimento seguro aos docentes.
ATENDIMENTO REMOTO
Disponibilizamos a seguir os seguintes canais para o atendimento remoto, por cada setor:
Fale Conosco
Email: faleconosco@apesjf.org.br
Secretaria
Denise Magalhães: (32) 991092284 – denise@apesjf.org.br
Plano de Saúde
Elizabeth Cunha: (32) 984109828 – beth@apesjf.org.br
Tesouraria
Ronaldo Nascimento: (32)991605284 – ronaldo@apesjf.org.br
Jornalismo – apesjf@gmail.com
Daniel Goulart : (32) 99160 9007
Isabella Mendes: (32) 99158 6940
Assessoria Jurídica:
Leonardo de Castro : (32) 3216-7890 e (32) 99931-6924 - leocastroadv@hotmail.com
|
Siga a APES nas redes sociais |
Participe das redes sociais da APES e fortaleça a luta!
Clique aqui para o canal da APES no You Tube
Clique aqui para o canal da APES no Facebook
Clique aqui para o canal da APES no Instagram
Para receber mensagens pela lista de transmissão da APES, envie mensagem de whatsapp para (32)991586940, com nome completo, instituição, unidade e a palavra “aceito”
|
Não responda a esse email
As mensagens à APES devem ser enviadas pelo faleconosco@apesjf.org.br. Somente desta forma poderão ser respondidas pela entidade. |
|
|