|
Dia 18 de Agosto é Greve Geral do Serviço Público! |
Centrais sindicais e entidades de servidoras e servidores públicos aprovaram a realização de uma Greve Geral do Serviço Público e um Dia de Luta no dia 18 de Agosto. A deliberação foi feita no I Encontro Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Setor Público, nos dias 29 e 30 de julho, que contou com a presença de 5 mil trabalhadores e trabalhadoras dos três níveis – federal, estadual e municipal – e com mais de 15 mil visualizações. A pauta principal do encontro foi a Reforma Administrativa, que tramita na Câmara dos Deputados na forma de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020.
Assim, a APES convoca a categoria a participar do Ato Público em Juiz de Fora, no dia 18, às 17h, em frente ao Cine Theatro Central. A APES também disponibilizará em suas redes sociais cards e vídeos para realizar uma grande movimentação virtual. Convidamos a categoria a acessar nosso Facebook e Instagram para compartilhar os conteúdos.
Outdoors pela cidade, veiculação de spots de rádios e chamadas em carros de som serão realizadas na próxima semana, em conjunto com o Fosefe, tornando pública a importância da luta em defesa dos serviços públicos e contra a Reforma Administrativa. E uma carta será enviada aos deputados federais e estaduais e vereadores da cidade para que se manifestem em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras e contra a PEC32.
PARTICIPE!
|
Docentes da APES aprovam adesão à Greve Geral do Serviço Público |
Em assembleia virtual realizada nesta quarta-feira, 11 de agosto, professoras e professores da UFJF e do IF Sudeste MG aprovaram a adesão à greve nacional dos servidores públicos do dia 18 de agosto com paralisação e adesão à mobilizações e atos que estão sendo organizados em Juiz de Fora e em Governador Valadares.
A greve geral do setor público foi deliberada no Encontro Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras do Serviço Público, realizado nos dias 29 e 30 de julho. A mobilização conta com adesão de servidores das três esferas – federal, estadual e municipal – e terá como pauta central a luta contra a PEC 32 da Reforma Administrativa. Docentes em assembleia destacaram ainda a necessidade de inserir a discussão da MP 1045, aprovada na Câmara dos Deputados nesta terça, 10 de agosto. A MP aprofunda a Reforma Trabalhista e reduz a proteção aos trabalhadores e trabalhadoras.
As mobilizações em Juiz de Fora estão sendo organizadas em conjunto com o FOSEFE e com o Comitê Fora Bolsonaro. Está prevista a realização de ato público no centro da cidade, transmissão ao vivo com especialista contra a PEC 32, o convite para que parlamentares se manifestem contra a Reforma e mobilizações virtuais. Em Governador Valadares, as ações estão sendo deliberadas e contarão com a participação da APES nesta construção. A participação da APES nessas ações será organizadas pelo Comitê de Mobilização do sindicato.
GREVE SANITÁRIA
Após análise da situação local, considerando o cenário político municipal, o movimento grevista dos TAE e do Sindiute, as recentes resoluções da UFJF e o informe da situação do IF Sudeste feita pelo diretor da APES, professor Miguel de Faria, docentes aprovaram a seguinte resolução:
1) Greve Sanitária como instrumento importante, entendendo que não é momento de deflagração da greve;
2) Busca do diálogo com professores e professoras;
3) Acompanhamento das condições de trabalho (em conjunto com o Sintufejuf);
4) Produção de um Informativo com um posicionamento do sindicato, destacando a defesa da vida.
Foi informado pela diretoria que a APES e o Sintufejuf enviaram ofício à direção das unidades acadêmicas envolvidas no semestre suplementar – Medicina, Odontologia (JF e GV), Enfermagem e ICB – requerendo informações sobre o cumprimento dos pré-requisitos previstos para o retorno presencial, mas as entidades não obtiveram respostas.
UFJF-GV
A diretora da APES, professora Nayara Medrado, apresentou à assembleia os principais pontos críticos do Relatório dos resultados da “Comissão para definição de ‘Metodologia de Debate’ acerca de uma possível emancipação do Campus Governador Valadares”. Participou também deste debate a professora Meirele Rodrigues Gonçalves , docente do campus GV e representante do Conselho Gestor na Comissão responsável pela elaboração do relatório. Após a discussão e o esclarecimento de dúvidas sobre o documento, foi aprovada a formação de uma Comissão da APES, que será responsável pela construção de um posicionamento do sindicato sobre o tema da emancipação do campus. A comissão será composta pela professora Nayara Medrado, representando a diretoria, pelo professor Jean Ramos (UFJF-GV) e pelas professoras Tayara Lemos (UFJF-GV) e Joana Machado (UFJF-JF).
PDI-UFJF
A diretoria da APES informou que tem recebido manifestações de preocupação e estranhamento por parte de docentes diante do formulário eletrônico disponibilizado pela administração superior da UFJF, que visaria “conhecer a percepção da comunidade acadêmica” para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Considerando as perguntas complexas e com alternativas excludentes, e diante da ausência de clareza sobre o objetivo e uso das questões, a diretoria informou que irá emitir uma Nota crítica ao questionário e irá requerer uma reunião com representantes da administração superior e da comissão responsável pelo processo de elaboração do PDI.
|
ANDES-SN repudia fala de ministro da Educação sobre universidades brasileiras |
O ANDES-SN publicou, no dia 11 de agosto, uma Nota de Repúdio contra as declarações do Ministro da Educação Milton Ribeiro, feitas em entrevista ao programa “Sem Censura”, na TV Brasil. Na ocasião, o ministro afirmou, entre outras declarações, que “universidade, na verdade, ela deveria ser para poucos nesse sentido de ser útil à sociedade.”
Para o ANDES-SN, a entrevista desastrosa do ministro demonstra o total despreparo de Ribeiro para o cargo que ocupa, seu desconhecimento da universidade pública e aponta, ainda, a visão neoliberal meritocrática que impregna o governo e o MEC.
Além da postura elitista sobre quem deve ter acesso ao ensino superior público, o responsável pelo MEC afirmou também que “Respeitosamente, vejo que alguns deles optaram por visão de um mundo à esquerda, socialistas…”, em referência às reitoras e aos reitores das universidades públicas.
Conforme a diretoria do Sindicato Nacional, essa postura, além de preconceituosa, serve para tentar desqualificar essas instituições e criar uma cortina de fumaça, enquanto o governo de Jair Bolsonaro continua imponto a agenda de desmontes do grande Capital, através de reformas destrutivas, como a reintrodução do “Reuni digital”.
A diretoria do ANDES-SN repudia veementemente tais afirmações e se compromete a continuar a defender os princípios aprovados em nossos Congressos.
Por liberdade e autonomia universitária!
Por uma universidade pública laica, de qualidade e socialmente referenciada!
Por políticas públicas de ingresso e permanência estudantil!
Respeitem nossas universidades, institutos e Cefets!
Fora Ministro Milton Ribeiro!
Leia aqui a nota do ANDES-SN na íntegra
Com informações do ANDES-SN
|
ANDES-SN divulga relatório do Pleno do GT Política Educacional |
No dia 10 de agosto, o ANDES-SN publicou o relatório da reunião do Pleno do Grupo de Trabalho de Política Educacional – GTPE do ANDES-SN. A reunião foi relizada no dia 29 de junho, de forma on line, e foram discutidos: a realização do IV Encontro Nacional da Educação; as atualizações a respeito do Programa Future-se e PROMOVER; as intervenções nas Universidades, Institutos e CEFETs; o Ensino Domiciliar; as alteração nos estatutos das universidades; o Ensino Híbrido; e outros Assuntos.
Acesse o relatório aqui
|
Comunicado sobre funcionamento das atividades da APES |
A Diretoria da APES decidiu suspender as atividades presenciais em nossa sede a partir de 16 de março, como medida de prevenção contra a propagação do COVID-19 (coronavírus). A APES se manterá atuante na defesa dos professores e das professoras e na trincheira de luta pela educação pública.
Disponibilizamos a seguir os seguintes canais de comunicação, por cada setor:
Fale Conosco – (32) 99160-9007
(32) 99109-2284
Secretaria: denise@apesjf.org.br
Tesouraria: ronaldo@apesjf.org.br - 32991605284
Plano de Saúde: beth@apesjf.org.br
Jornalismo: apesjf@gmail.com
Assessoria Jurídica: leocastroadv@hotmail.com, Telefones: (32) 3216-7890 e (32) 99931-6924
Para receber mensagens pela lista de transmissão da APES, envie mensagem de whatsapp para (32)991586940, com nome completo, instituição, unidade e a palavra “aceito” |
Não responda a esse email
As mensagens à APES devem ser enviadas pelo faleconosco@apesjf.org.br. Somente desta forma poderão ser respondidas pela entidade. |
|
|