|
24 de Julho pela vida! |
No dia 24 de julho, a Apes estará presente novamente no Ato Fora Bolsonaro, que será realizado em todo o país em unidade com diversas entidades sindicais e movimentos sociais. Em Juiz de Fora, o ato será às 10h, no Parque Halfeld.
Em Governador Valadares, o ato será na Praça do Emigrante (shopping), às 9h, com a organização de 20 entidades.
Vamos às ruas em defesa da vida, da vacinação, dos serviços públicos, da educação. Em luto pelas mais de 540 mil mortes.
A exemplo das manifestações anteriores, o ato ocorrerá sob os protocolos sanitários para evitar contágio e propagação do coronavírus. Use máscara, mantenha o distanciamento e leve álcool em gel.
A APES disponibilizará máscaras PFF2, camisas, bandeiras e cartazes em sua sede. A retirada dos materiais pode ser feita hoje, 23 de julho, de 13 às 18h. E sábado a partir das 8h.
|
APES comemora 43 anos com live no dia 05 de agosto |
Neste mês de julho, a APES completa 43 anos de conquistas, história e luta em defesa da educação e de melhores condições de trabalho e salário para professores e professoras da Universidade Federal de Juiz de Fora e do IF Sudeste MG. Para comemorar, a Seção Sindical convida professores e professoras para uma live que se realiza no dia 5 de agosto, às 19h, e que vai contar com um bate papo entre seu Presidente, Augusto Cerqueira, a Presidenta do ANDES-SN, Rivânia Moura e Mario Mariano, representante da Regional Leste do ANDES-SN. Logo após, um show com o Professor Luís Cláudio Ribeiro, o Cacáudio, com MPB, violão e piano.
Participe pelo Facebook e pelo Youtube da APES.
|
TAES da UFJF decidem por unanimidade pela manutenção da greve sanitária e cobram respostas de unidades acadêmicas sobre pré-requisitos para trabalho presencial |
Após 13 dias sem informações das unidades acadêmicas envolvidas no semestre suplementar – Medicina, Odontologia (JF e GV), Enfermagem e Instituto de Ciências Biológicas (ICB) – sobre o cumprimento dos pré-requisitos previstos para o retorno presencial, as trabalhadoras e trabalhadores técnico-administrativos em educação da UFJF, reunidos em assembleia geral na tarde desta quinta-feira, 22, deliberaram por unanimidade, pela manutenção da greve sanitária. A categoria também aprovou adotar como conceito de serviços essenciais, as atividades de segurança, assistência à saúde (incluindo as iniciativas de enfrentamento a pandemia) e pagamento de pessoal, e que o Comando Local de Greve se reúna com o reitor da UFJF para debater a pauta de greve dos TAEs, além de realizar ações para dar visibilidade ao movimento paredista.
Orientada pela Fasubra e iniciada no dia 15 de julho, a interrupção das atividades presenciais de serviços não essenciais por tempo indeterminado, em defesa da vida e de condições sanitárias de trabalho, tem como pauta a suspensão imediata do Semestre Suplementar e da tramitação da minuta do Ensino Híbrido, até o cumprimento da janela de imunização de todas(as) as(os) trabalhadoras(es), ou seja, período necessário após a segunda dose para que o organismo desenvolva os anticorpos em uma quantidade suficiente para combater o vírus. Também fazem parte da pauta a testagem regular e a garantia de fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual.
No dia 16 de julho, o SINTUFEJUF e a APES enviaram às direções das unidades acadêmicas um ofício requerendo informações sobre o cumprimento dos pré-requisitos previstos para o retorno presencial. Para dar início ao Semestre Suplementar, o Conselho Superior havia aprovado um cronograma, sendo o início das aulas, em 5 de julho, o último item. Entretanto, em diálogo com a categoria e através de um canal de denúncias do SINTUFEJUF, foram recebidos diversos relatos de itens previstos no cronograma negligenciados ou atrasados. Ainda assim, o retorno presencial das aulas aconteceu.
Diante disso, a categoria aprovou que o Comando Local de Greve cobre as respostas das unidades acadêmicas através do Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão da UFJF (e-SIC), pois desta forma, as direções têm um prazo determinado para responder os questionamentos.
Matéria publicada no site do SINTUFEJUF, confira aqui. |
Encontro Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Setor Público se realiza entre os dias 29 e 30 de julho |
Nos dias 29 e 30 de julho se realiza o Encontro Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Setor Público, que tem como objetivo unir servidores municipais, estaduais, federais, junto à população, para a mobilização contra o avanço da PEC32, da reforma administrativa.
O evento será realizado virtualmente e é organizado pelas centrais sindicais CUT, Força Sindical, UGT, CTB, NCST, CSB, Intersindical, CSP-Conlutas, Pública, CGTB e Intersindical IL, e entidades, como Fonasefe, Basta, Frente Parlamentar e UPB.
Confira a programação do evento:
Dia 29/07 – 19h – Evento Político (Live).
Dia 30/07 – 9h – Plenária Nacional de organização do Plano Nacional de Mobilização.
– 17h – Evento Nacional, com live de lançamento do Plano Nacional de Mobilização.
Clique aqui e tenha acesso à convocação Encontro Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Setor Público. |
APES publica nota técnica sobre limites da atuação docente em processos de licitação |
A assessoria jurídica da APES produziu uma nota técnica sobre os limites da atuação docente nos processos administrativos destinados à licitação de materiais e à contratação de serviços. Leia aqui
A nota foi elaborada a pedido de docentes do IF Sudeste MG, e a sobrecarga de trabalho docente com processos licitatórios foi pauta de reunião realizada entre a APES e a direção do campus JF do IF Sudeste MG, conforme notícia publicada aqui. |
Nota de pesar |
Em nome do grupo do Art 192,
Ao colega Professor
Augusto Santiago Cerqueira,
Presidente da APES _ UFJF:
Nosso abraço solidário e nossos sinceros sentimentos de pesar pelo falecimento do seu amado pai, Paulo Glaucio de Cerqueira, com a certeza de que ele está agora na luz da Eternidade, pedindo a Deus que conforte toda a família nesse momento de dor e saudades.
Como disse Fernando Pessoa:
“A morte é a curva da estrada,
morrer é só não ser visto.”
|
Comunicado sobre funcionamento das atividades da APES |
A Diretoria da APES decidiu suspender as atividades presenciais em nossa sede a partir de 16 de março, como medida de prevenção contra a propagação do COVID-19 (coronavírus). A APES se manterá atuante na defesa dos professores e das professoras e na trincheira de luta pela educação pública.
Disponibilizamos a seguir os seguintes canais de comunicação, por cada setor:
Fale Conosco – (32) 99160-9007
(32) 99109-2284
Secretaria: denise@apesjf.org.br
Tesouraria: ronaldo@apesjf.org.br - 32991605284
Plano de Saúde: beth@apesjf.org.br
Jornalismo: apesjf@gmail.com
Assessoria Jurídica: leocastroadv@hotmail.com, Telefones: (32) 3216-7890 e (32) 99931-6924
Para receber mensagens pela lista de transmissão da APES, envie mensagem de whatsapp para (32)991586940, com nome completo, instituição, unidade e a palavra “aceito” |
Não responda a esse email
As mensagens à APES devem ser enviadas pelo faleconosco@apesjf.org.br. Somente desta forma poderão ser respondidas pela entidade. |
|
|