|
APES convoca professores e professoras que queiram participar em Brasília da mobilização contra a PEC 32 |
A APES está buscando representantes que tenham interesse em integrar as mobilizações que estão se desenrolando diariamente em Brasília na busca por barrar a PEC 32. Aqueles que tiverem interesse em participar das mobilizações devem enviar e-mail para faleconosco@apesjf.org.br, colocando a sua disponibilidade e contato telefônico atualizado.
Mobilização entra em sua 8ª semana
Servidores Públicos de todo o país se mantêm firmes na luta contra a PEC 32, que pretende destruir o Serviço Público e atacar trabalhadores e trabalhadoras. Representantes de sindicatos e entidades de todos os estados já estão na oitava semana de protestos, que teve início na quarta-feira (3), com ato público no aeroporto de Brasília. O objetivo era pressionar parlamentares a se posicionarem contrários à Reforma Administrativa. A mobilização seguiu na parte da tarde, no anexo II da Câmara dos Deputados, onde houve uma vigília e continuaram na quinta-feira, no Espaço do Servidor.
Os servidores têm ressaltado que a pressão do governo sobre os parlamentares tem se dado pela oferta de liberação de emendas. Por isso torna-se necessário que todos os trabalhadores afetados diretamente e indiretamente pela proposta, mantenham a pressão em suas bases sobre deputados e senadores para barrar a proposta, lembrando a todos que, caso a PEC 32 seja aprovada, o posicionamento de cada um deles será lembrado nas urnas em 2022.
Panorama
De acordo com a apuração da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, formada por parlamentares da Câmara e do Senado, até o dia 3 de novembro, 232 deputados e deputadas manifestaram serem contrários a PEC 32, 230 favoráveis e 51 estão indecisos. PSL (36), PP (33) e PL (29), são os partidos com o maior número de votos a favor da PEC.
Para aprovar uma PEC são necessários votos de, pelo menos, 3/5 dos deputados e das deputadas, ou seja, 308 votos a favor, nos dois turnos da votação. Já no Senado, são necessários 49 votos, também em dois turnos. Caso o texto enviado ao Senado seja alterado, a proposta volta para ser apreciada novamente na Câmara dos Deputados. Acesse aqui o mapeamento dos votos
Plenária de Servidores e Servidoras
Para planejar os próximos passos da mobilização, servidoras e servidores realizarão uma Plenária Nacional no próximo dia 13. Organizada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e pelo Fórum das Centrais Sindicais, o encontro reunirá trabalhadores e trabalhadoras das esferas municipal, estadual e federal. Cliquei aqui para inscrição.
Com informações do ANDES-SN
Foto ANDES-SN
|
Confira a nota técnica da AJN quanto à autorização de acesso de dados à Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física pelos órgãos de Controle da União pela plataforma SouGov |
O ANDES-SN divulgou, nesta sexta-feira, 5 de novembro, a nota técnica da AJN quanto à autorização de acesso de dados à Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física pelos órgãos de Controle da União pela plataforma SouGov. Em sua introdução a nota técnica diz que objetiva “apresentar esclarecimentos jurídicos sobre mensagem recebida por servidores(as) na plataforma SouGov acerca de manifestação quanto à autorização de acesso à sua Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física pelos órgãos de Controle da União.”
Clique aqui para conferir na íntegra.
|
APES publica encarte de cobertura do Seminário da Classe Trabalhadora de 2020 |
A APES elaborou um encarte de cobertura jornalística das mesas do Seminário da Classe Trabalhadora, que foi realizado em 2020 e organizado pelo coletivo de mulheres 8M-JF em conjunto com outras 23 entidades juiz-foranas. O evento, realizado de maneira remota, discutiu saídas coletivas diante das questões impostas pelo cenário pandêmico, marcado pela intensificação da crise política, econômica, ética e de valores civilizatórios.
O objetivo da publicação deste encarte digital é reunir algumas das reflexões fundamentais expressas por cada convidada e convidado – sem, entretanto, pretender abarcar a totalidade do debate. A publicação é disponibilizada gratuitamente pelas entidades apoiadoras do evento, e permitirá uma forma alternativa de acesso ao conteúdo debatido no seminário, além de criar uma outra forma de memória das análises e do momento atual, para além dos vídeos já disponibilizados no canal do Youtube 8M Juiz de Fora.
Confira na íntegra.
|
APES relembra o desconto da mensalidade de fim de ano |
Seguindo a rotina praticada todo fim de ano, a APES informa às professoras e aos professores que, no contracheque do mês de novembro, a ser pago no início de dezembro, serão descontados dois valores da mensalidade sindical. Um relativo ao mês de novembro e outro ao 13º salário.
O sindicato relembra ainda que este procedimento foi deliberado e aprovado na Assembleia Geral de 17/10/2002, e tem por objetivo custear as despesas de final de ano, como o 13º Salário de Funcionários, envio de delegados e rateio do Congresso do ANDES/SN, entre outras. |
Comunicado sobre funcionamento das atividades da APES |
A Diretoria da APES decidiu suspender as atividades presenciais em nossa sede a partir de 16 de março, como medida de prevenção contra a propagação do COVID-19 (coronavírus). A APES se manterá atuante na defesa dos professores e das professoras e na trincheira de luta pela educação pública.
Disponibilizamos a seguir os seguintes canais de comunicação, por cada setor:
Fale Conosco – (32) 99109-2284
Secretaria: denise@apesjf.org.br
Tesouraria: ronaldo@apesjf.org.br - 32991605284
Plano de Saúde: beth@apesjf.org.br
Jornalismo: apesjf@gmail.com
Assessoria Jurídica: leocastroadv@hotmail.com, Telefones: (32) 3216-7890 e (32) 99931-6924
Para receber mensagens pela lista de transmissão da APES, envie mensagem de whatsapp para (32)991586940, com nome completo, instituição, unidade e a palavra “aceito” |
Não responda a esse email
As mensagens à APES devem ser enviadas pelo faleconosco@apesjf.org.br. Somente desta forma poderão ser respondidas pela entidade. |
|
|